Obra da escola de educação infantil do Bairro Carniel vai começar

Perspectiva_EMEI-CARNIEL-3840x2160_7---Photo

A ordem de serviço autorizando o início da obra de uma escola de educação infantil no Bairro Carniel foi assinada na quarta-feira, 22. O projeto de 819 metros quadrados de área construída prevê total acessibilidade e terá capacidade de atender 164 crianças.

O investimento previsto é de R$ 1,3 milhão e será custeado pelo Gramado BV Resort Incorporações. A obra deve estar concluída até fevereiro de 2010.

O ato da assinatura do documento contou com a presença do prefeito Fedoca Bertolucci (PDT), da secretária de Governança e Desenvolvimento Integrado, Simone Bender, do engenheiro e fiscal da obra, Henrique Brighenti, e do arquiteto Roberto Teitelroit, representando o Gramado BV Resort.

A secretária lembrou que a possibilidade de realização da obra resultou da desafetação de parte da Rua Canguçu, no Bairro Carniel, trocada por área construída com autorização da Câmara Municipal.

– Através de boas parcerias estamos conseguindo qualificar a educação; assim como no caso do Centro de Saúde da Várzea Grande – comparou.

 

Fonte

  • Roque Tomazeli
  • Débora Dall’ Agnol
  2 Acessos
Marcado em:
2 Acessos

PGE viabiliza atuação da Junta Comercial no interior

PGE viabiliza atuação da Junta Comercial no interior - Portal do Estado do Rio Grande do Sul

Portal do Estado do Rio Grande do Sul

Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Início do conteúdo
Inicial Imprensa Últimas Notícias PGE viabiliza atuação da Junta

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) viabilizou, na quinta-feira (23/05), a manutenção da atuação da Junta Comercial no interior do Estado. A viabilidade jurídica alcançada pela PGE atende importante demanda dos municípios e do setor empresarial, fomenta a economia e gera impacto positivo nas regiões, já que facilita o registro de empresas e seus procedimentos junto ao Estado.

A PGE, por meio da análise realizada, entendeu que o processo de desconcentração, por meio de convênios, dos serviços prestados pela Junta Comercial, é juridicamente viável, não se limitando apenas aos de natureza acessória. Ainda esclareceu não ser necessário que o servidor habilitado para a prática das decisões esteja vinculado à estrutura da Junta Comercial, desde que comprove conhecimento de Direito Comercial e de Registros de Empresas Mercantis.

Para o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, "construir alternativas jurídicas sólidas que auxiliem no desenvolvimento do Estado, fomentem a atividade econômica e simplifiquem a atividade do empreendedor também são atribuições da Procuradoria-Geral do Estado. Nessa linha, continuaremos trabalhando para viabilizar o desenvolvimento e facilitar a vida das pessoas."

A atuação jurídica da PGE decorre de questionamento realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e restou consolidada em pareceres elaborados por procuradores da Procuradoria do Domínio Público Estadual e Assessoria Jurídica e Legislativa do Gabinete da PGE.

Texto: Ascom PGE
Edição: Secom

Palácio Piratini

Praça Marechal Deodoro, s/n
Porto Alegre - RS -

mapa


Centro Histórico
Fone: (51) 3210.4100

Portal do Estado do Rio Grande do Sul

  0 Acessos
Marcado em:
0 Acessos

Estados do Sul e Sudeste ampliam integração com 3º Cosud em Gramado

Gramado vai reunir governadores, vice-governadores e secretários de sete Estados neste sábado (25/5). Ocorre na cidade, no Hotel Master, a partir das 9h, a terceira reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). Os dois primeiros encontros foram em Belo Horizonte, em março, e São Paulo, no mês seguinte.

Criado neste ano, o Cosud é o local de discussões e entendimentos sobre temas econômicos nacionais, como a Reforma da Previdência, e a renegociação das dívidas dos Estados com a União. No final do dia de debates será divulgada a Carta de Gramado, com as conclusões e decisões do encontro.  

O Cosud reúne os governadores Eduardo Leite (RS), Carlos Moisés (SC), Ratinho Júnior (PR), João Doria (SP), Wilson Witzel (RJ), Renato Casagrande (ES) e Romeu Zema (MG). Neste encontro, do Rio de Janeiro virá o vice-governador Cláudio Costa e de Minas Gerais, o vice-governador Paulo Brant.

"Aprofunda-se a integração entre os Estados do Sul e do Sudeste a partir deste terceiro encontro", destaca o governador Eduardo Leite.

No debate "Cenário nacional e reformas" participam o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Joaquim Levy, e o secretário Especial de Desestatização do Ministério da Economia, Salim Mattar. 

Os secretários de Estado realizarão debates temáticos sobre assuntos de interesse das administrações estaduais abordando desenvolvimento econômico, educação, infraestrutura, ambiente, transportes, saúde e segurança pública, entre outros.

 Cobertura de imprensa

 O credenciamento dos jornalistas interessados em participar do evento ocorrerá a partir das 8h, no Hotel Master. Uma entrevista coletiva será realizada às 11h e também haverá espaço para entrevistas no fim da tarde, no encerramento do evento, às 17h.

Caso algum veículo de comunicação necessite de translado de Porto Alegre para Gramado, o governo do Estado do Rio Grande do Sul oferecerá, por meio de um patrocinador, um micro-ônibus que sairá da capital às 6h do sábado (25/5). Para utilizar o transporte, os jornalistas devem entrar em contato com a Secretaria de Comunicação do RS.

O Cosud terá cobertura completa nas redes sociais oficiais do governo, com transmissão ao vivo da coletiva de imprensa e tuítes em tempo real. O encerramento do encontro também contará com transmissão ao vivo em todos os canais do governo.

3º Cosud

Quando: 25 de maio, sábado
Onde: Gramado - Hotel Master

Programação

8h15 – Credenciamento

9h – Abertura com os governadores
- Eduardo Leite, governador do RS
- Cláudio Costa, vice-governador do RJ
- João Doria, governador de SP
- Paulo Brant, vice-governador de MG
- Renato Casagrande, governador do ES
- Carlos Moisés, governador de SC
- Carlos Massa Ratinho Júnior, governador do PR

9h30 – Cenário nacional e reformas
- Joaquim Levy, presidente do BNDES
- Salim Mattar, secretário especial de Desestatização do Ministério da Economia

10h15 – Consórcios estaduais: desafios de institucionalidade e governança
- Macroplan: A experiência do Consórcio Brasil Central
- Fundação Dom Cabral: Governança e gestão em consórcios

10h45 – Intervalo

11h – Entrevista coletiva dos governadores

12h – Reunião de Trabalho
Reformas de agenda nacional: com ministros, governadores e secretários da Fazenda e do Planejamento

13h – Almoço

14h30 – Reunião de Trabalho
Formato institucional, governança e gestão do consórcio: governadores, vice-governadores, secretários de Planejamento com suporte da Macroplan e FDC

16h – Plenária devolutiva das oficinas temáticas
Apresentação dos relatores das oficinas:
- Fazenda e Planejamento
- Desenvolvimento econômico, Agricultura, Turismo e Ciência e Tecnologia
- Educação
- Infraestrutura e Meio Ambiente, Transporte e Logística
- Saúde Pública
- Segurança Pública e Administração Penitenciária

17h – Encerramento e assinatura da Carta de Gramado

Texto e edição: Secom

  0 Acessos
Marcado em:
0 Acessos

Leite entrega premiações a ganhadores do Top of Mind e destaca força de marcas do RS

O governador Eduardo Leite prestigiou, na noite desta quinta-feira (23/5), a entrega do prêmio Top of Mind – As Marcas do Rio Grande, iniciativa realizada há 29 anos pelo Grupo Amanhã. A cerimônia foi na sede da Sogipa, em Porto Alegre.

O governador fez um reconhecimento à importância da iniciativa privada para o Estado. “Quem fez o RS ser grande foi o povo gaúcho. Além de sermos um Estado que atrai multinacionais, também somos berço de multinacionais que se espalham pelo mundo”, orgulhou-se.

Leite lembrou que, na semana passada, esteve no exterior justamente apresentando as oportunidades de negócios no RS a investidores americanos e europeus. “Buscamos parcerias com a iniciativa privada, capaz de trazer recursos, gerando crescimento econômico e empregos para o Estado”, detalhou.

23.05.2019 Governador Eduardo Leite participou do evento Top of Mind 2019 do Grupo Amanhã na Sogipa Governador entregou prêmio aos grandes vencedores da noite - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini Mais nobre do Top of Mind RS, a categoria Grande Empresa/Marca do RS premia, pela 15ª vez consecutiva, a empresa Gerdau. A principal concorrente, a Tramontina, ficou logo atrás, a apenas 0,8 ponto percentual. Foi a menor diferença entre ambas já registrada nas últimas 12 edições da pesquisa.

No terceiro lugar, está a RBS, em quarto, as Farmácias São João, e em quinto, a Coca-Cola. O prêmio aos vencedores foi entregue pelo governador.

Presidente do Grupo Amanhã, Jorge Polydoro explicou que o evento comemora a importância das empresas escolhidas pelo povo gaúcho na pesquisa, realizada pela Engaje. “São as marcas mais lembradas, que têm um vínculo com a sociedade gaúcha”, apontou. Além de reconhecer a participação das empresas na construção da riqueza gaúcha, Polydoro lembrou o potencial universitário do RS.

Texto: Suzy Scarton
Edição: Marcelo Flach/Secom

  0 Acessos
Marcado em:
0 Acessos

Interior começa a receber primeiras doações da Campanha do Agasalho

Depois de uma viagem de 450 quilômetros, o caminhão finalmente chegou ao seu destino. O trajeto entre Bom Progresso e Porto Alegre durou a madrugada toda, mas o esforço se faz necessário. O município da região noroeste do Estado é o primeiro a receber doações da Campanha do Agasalho 2019.

"Nosso município é pequeno e extremamente carente. Muitas pessoas vivem às margens do rio Turvo e o frio é muito intenso por lá. Essas roupas vão nos ajudar muito a enfrentar o inverno", relata o vice-prefeito Douglas Diesel, que veio para a capital para acompanhar o recebimento das doações ao município.

Na manhã desta quinta-feira (23/5), a equipe da Defesa Civil do Estado precisou de poucos minutos para concluir a entrega na Central de Doações, no Centro Administrativo do Estado. Bom progresso recebeu 2.500 peças adultas, 2.010 peças infantis, calçados e cobertores. Também nesta quinta, a mesma quantidade de roupas foi garantida para Sede Nova, outro município do noroeste gaúcho. Na sexta-feira (24/5), Pontão e Herveiras serão contemplados.

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 23/05/2019 - Na manhã desta quinta-feira (23/5) caminhões de prefeituras do interior do Estado foram carregados com doações da Campanha do Agasalho na Central de Doações da Defesa Civil. Fotos: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini Peças recebidas são ordenadas e separadas em sacos plásticos para facilitar a distribuição pela equipe da Central de Doações - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

Para o coordenador da Central de Doações, tenente Marcelo da Silva, as entregas marcam um nova fase de atuação da Defesa Civil. "Existe um processo bem organizado. Começa com as coletas, passa pela triagem e termina com a montagem dos kits. Disponibilizar essas primeiras doações é a parte mais gratificante de todo o trabalho."

Os municípios interessados em receber ajuda precisam manifestar interesse na Central de Doações. Conforme a demanda, as entregas são organizadas e separadas para que prefeituras ou entidades assistenciais interessadas possam fazer a retirada.

De acordo com o tenente Marcelo, novas entregas dependem diretamente das doações – até aqui já foram mais de 50 mil. É fato que a solidariedade aumenta na medida em que as temperaturas baixam e, justamente neste fim de semana, deve chegar ao Estado a primeira onda de frio do ano.

Onde doar

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 23/05/2019 - Na manhã desta quinta-feira (23/5) caminhões de prefeituras do interior do Estado foram carregados com doações da Campanha do Agasalho na Central de Doações da Defesa Civil. Fotos: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini Veículos de prefeituras estacionam na Central de Doações para serem carregados e retornam aos municípios - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

– Central de Doações da Defesa Civil do RS (Av. Borges de Medeiros, 1.501 – térreo, bairro Praia de Belas, Porto Alegre)
– Quartéis da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros
– Coordenadorias regionais da Defesa Civil em Porto Alegre, Santa Maria, Pelotas, Santo Ângelo, Uruguaiana, Frederico Westphalen, Lajeado, Caxias do Sul e Passo Fundo
– Supermercados Zaffari (36 pontos de coleta)
– Farmácias São João (270 pontos de coleta)
– Unidades do Sesc (66 pontos de coleta)


Telefones da Central de Doações: (51) 3212-2675 e 3288-6781
Horário: 8h às 18h

Os parceiros da Campanha do Agasalho 2019 são 99 Pop, Zaffari, Farmácias São João, Sesc, Sindilojas e Sindifisco-RS.

Campanha do Agasalho: veja o caminho da doação Crédito: Governo do Rio Grande do Sul


Texto: Guilherme Hamm/Secom
Edição: Marcelo Flach/Secom

  0 Acessos
Marcado em:
0 Acessos

DetranRS e municípios discutem fortalecimento da Balada Segura

DetranRS e municípios discutem fortalecimento da Balada Segura - Portal do Estado do Rio Grande do Sul

Portal do Estado do Rio Grande do Sul

Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Início do conteúdo
Inicial Imprensa Últimas Notícias DetranRS e municípios discutem Balada segura Ações como a Balada Segura foram determinantes para a redução nos acidentes observada nesta década - Foto: Ascom DetranRS

O Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (DetranRS) reunirá nesta sexta-feira (24/5) os responsáveis pela Balada Segura, política pública de combate à alcoolemia (álcool no organismo) no trânsito, dos 34 municípios conveniados com o Estado para a realização de operações de fiscalização e educação. A nova direção do DetranRS apresentará a linha de gestão projetada para o programa, em evento que começará às 14h no auditório da Secretaria da Segurança Pública (Rua Voluntários da Pátria, 1358, 9º andar, Porto Alegre).

As diretrizes da nova gestão do DetranRS para a Balada Segura estão calcadas no aprimoramento de práticas e na ampliação do programa, que hoje cobre 57% da população do Estado. Buscando maior integração entre as áreas de educação e de fiscalização, o departamento também chamou para o evento os diretores de ensino dos Centros de Formação de Condutores dos municípios conveniados à Balada Segura.

O DetranRS pautará no evento o atual impasse que chegou à Justiça gaúcha em relação à autuação por recusa ao teste do etilômetro (bafômetro). A posição da autarquia é contundente: caso o condutor se recuse a ser submetido ao exame, será autuado no artigo 165-A do Código de Trânsito Brasileiro. “Não há inconstitucionalidade, não há presunção de embriaguez e nem exigência de exame complementar. O único requisito para autuação na infração administrativa é realizar o ato da recusa. A finalidade da legislação é coibir a obstrução da fiscalização”, salienta a diretora institucional do DetranRS, Diza Gonzaga.

Diza acrescenta que “nos países que vêm enfrentando com sucesso a impunidade no trânsito isso sequer é discutido. A realização do teste é a oportunidade de o condutor apresentar provas a favor de si mesmo, e não contra, argumento em que muitos tentam se apoiar”. A diretora afirma ainda que políticas públicas de longevidade e comprovado resultado social, como a Balada Segura, foram determinantes para a redução nos acidentes que vem sendo observada nesta década. “Por isso, nossa luta é pelo crescimento e expansão do programa, em favor da vida”, finaliza.

Texto: Ascom DetranRS
Edição: Vitor Necchi / Secom

Palácio Piratini

Praça Marechal Deodoro, s/n
Porto Alegre - RS -

mapa


Centro Histórico
Fone: (51) 3210.4100

Portal do Estado do Rio Grande do Sul

  0 Acessos
Marcado em:
0 Acessos

Junta Comercial do Estado implanta ferramenta que acelera registro de empresas

Dois segundos foi o tempo que a Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS) precisou ontem (22/5) para deferir a solicitação do registro de uma empresa via Registro Automático, ou seja, sem qualquer tipo de entrega de documentos físicos pelo usuário. Disponível desde terça-feira, essa nova ferramenta possibilita a abertura de empresas em até cinco minutos por meio de cruzamento de dados e análise do processo, de forma a aprová-lo ou colocá-lo em exigência (quando há pendências).

A inovação dessa nova modalidade é a solução online e imediata do pedido, que anteriormente era concedido em até 48 horas. Para facilitar a operação, a JucisRS disponibiliza para todos os interessados a opção de assinar digitalmente os documentos com Certificado Digital A-1 e A-3.

Com o Registro Automático, as empresas de natureza jurídica de Empresário Individual, Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) e Sociedade Limitada (LTDA) podem ser registradas via online após a etapa inicial de viabilidade de nome e entrega da documentação digital no órgão de registro. Assim, o empresário passa a contar com o número do seu CNPJ.

Conforme dados divulgados pelo Ministério da Economia, 96% das empresas que procurarem as juntas brasileiras para efetivarem o registro serão beneficiadas diretamente com essa medida. Atualmente, menos de 1% desses pedidos são indeferidos após análise. No período de janeiro a dezembro de 2018, por exemplo, a JucisRS contabilizou 0,48%, a Junta Comercial do Distrito Federal teve um percentual de indeferimentos de 0,4% e a de São Paulo, 0,02%.

O presidente da JucisRS, Flávio Koch, destaca que o Registro Automático permite uma agilidade imediata ao usuário. “Estamos vivendo uma revolução digital, e o maior beneficiário são nossos clientes”, afirma. Com essa opção, o empreendedor está na ponta de todo o processo. “Ele agora tem mais rapidez para alavancar seu negócio, gerando empregos e impulsionando a economia do nosso Estado.”

A Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) foi pioneira na implantação do Registro Automático no país, após a edição da Medida Provisória Nº 876/19, que alterou a Lei Nº 8.934/94, permitindo que advogados e contadores declarem a autenticidade de documentos. Antes, havia a necessidade de autenticação em cartório ou o comparecimento do empresário à Junta Comercial para apresentação de documentos.

Texto: Denise Rodrigues /Ascom JucisRS
Edição: Vitor Necchi / Secom

  0 Acessos
Marcado em:
0 Acessos

Beatriz Araujo participa de Fórum Nacional de Cultura

Beatriz Araujo participa de Fórum Nacional de Cultura - Portal do Estado do Rio Grande do Sul

Portal do Estado do Rio Grande do Sul

Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Início do conteúdo
Inicial Imprensa Últimas Notícias Beatriz Araujo participa de Forum secretarios cultura Secretária Beatriz fala sobre políticas culturais em evento que debate fomento e incentivo para o setor - Foto: Paula Carvalho / Assessoria BSB

A secretária da Cultura, Beatriz Araujo, participa da 1ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Dirigentes Estaduais de Cultura, que segue até esta sexta-feira (24/5) em Brasília, no Museu Nacional. O evento é presidido pelo secretário de Cultura do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba. Na pauta, estão as políticas públicas de cultura e as leis de apoio e fomento ao setor. A primeira edição do evento ocorreu em 1983. O objetivo é possibilitar a participação e atuação dos estados na formulação de políticas culturais, respeitando o contexto da diversidade cultural brasileira.

Nesta quinta-feira, o debate que abriu o encontro foi acerca do cenário nacional de políticas culturais e o papel do fórum. À tarde, o secretário Especial da Cultura do Ministério da Cidadania, Henrique Pires, trata das políticas culturais e o financiamento, apoio e fomento ao setor, com enfoque na Lei Rouanet, no Fundo Nacional de Cultura (FNC) e na pauta federativa, acompanhado do secretário de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic), José Paulo Martins. Em seguida, ocorrem eleições para compor a nova diretoria do fórum. Na sexta-feira, os temas em foco são arranjos regionais e linhas de financiamento e fomento da Agência Nacional do Cinema (Ancine). Está previsto, ainda, a abertura da Carta de Brasília do Fórum.

Texto: Rafael Varela/Ascom Sedac
Edição: Vitor Necchi / Secom

Palácio Piratini

Praça Marechal Deodoro, s/n
Porto Alegre - RS -

mapa


Centro Histórico
Fone: (51) 3210.4100

Portal do Estado do Rio Grande do Sul

  0 Acessos
Marcado em:
0 Acessos

Governador coordena terceira reunião sobre projetos prioritários

Governador coordena terceira reunião sobre projetos prioritários - Portal do Estado do Rio Grande do Sul

Portal do Estado do Rio Grande do Sul

Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Início do conteúdo
Inicial Imprensa Últimas Notícias Governador coordena terceira PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 23/05/2019 - O Conselho de Gestão Estratégica (CGE) voltou a se reunir, na manhã desta quinta-feira (23/5), para discutir os projetos prioritários para o Estado 2019-2022. O governador Eduardo Leite, junto do secretário de Govern Integrantes do conselho discutiram com Leite metas e planos de ação por programa - Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

O Conselho de Gestão Estratégica (CGE) se reuniu, na manhã desta quinta-feira (23/5), a fim de discutir os projetos prioritários para o Estado no período 2019-2022. Foi a terceira vez em duas semanas que o grupo se encontrou. O governador Eduardo Leite, junto do secretário de Governança e Gestão Estratégica, Claudio Gastal, coordenou a atividade realizada no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff).

Titulares e adjuntos das secretarias da Saúde, da Segurança Pública, do Esporte e Lazer, de Trabalho e Assistência Social, da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, da Administração Penitenciária e do Gabinete do Vice-Governador apresentaram o andamento de seus projetos prioritários. A cada iniciativa, os integrantes do conselho discutiram conjuntamente as metas e os planos de ação por programa.

O próximo passo será a assinatura do Acordo de Resultados por todos os secretários, firmando o compromisso com a implantação dos projetos. O processo envolve o planejamento de indicadores de desempenho, ações e eficiência da gestão. O objetivo é garantir integração, transparência e unidade para qualificar os serviços entregues à população.

Texto: Vanessa Kannenberg
Edição: Vitor Necchi / Secom

Palácio Piratini

Praça Marechal Deodoro, s/n
Porto Alegre - RS -

mapa


Centro Histórico
Fone: (51) 3210.4100

Portal do Estado do Rio Grande do Sul

  0 Acessos
Marcado em:
0 Acessos

Final do 2º torneio de xadrez da Fase reúne na capital jovens de todo o Estado

A Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase) realizou na quarta-feira (22/5), no auditório da Sede Administrativa, em Porto Alegre, as finais do 2º Torneio de Xadrez. A competição envolveu, ao todo, quase 300 adolescentes de ambos os sexos que cumprem medida de internação e semiliberdade em todos os centros de atendimento da fundação no RS.

Na etapa inicial da disputa, cada unidade da Fase promoveu um torneio local entre os socioeducandos com partidas disputadas através do sistema suíço, com cinco rodadas de 30 minutos cada. Os campeões e vices do interior, resultantes dessas competições, vieram a Porto Alegre para disputar as finais com os vencedores das unidades da Capital.

Ao destacar a importância de fomentar a prática desportiva nas unidades da fundação, o presidente da Fase, Robson Luis Zinn, agradeceu o empenho dos profissionais de educação física e agentes socioeducadores envolvidos em todas as etapas do processo. “O sucesso dessa atividade é coletivo”, disse. Ao final do evento, Zinn anunciou para dezembro deste ano a realização do 3º Torneio Geral do Jogo de Xadrez.

O idealizador da competição e coordenador do Núcleo de Esporte, Lazer, Cultura e Espiritualidade (Nelce), Isair Abrão, destacou que o esporte é fundamental para a ressocialização dos jovens. “É uma ferramenta que estimula a concentração, o raciocínio lógico e a ética. Serve para ensinar a pensar antes de agir, mostrando aos jovens que é preciso refletir sobre as decisões”, afirmou.

Vencedores

A proposta de inserir o jogo de xadrez na Fase passou pela capacitação de servidores para, na sequência, serem criadas oficinas nas unidades com a participação dos jovens e funcionários. Posteriormente, iniciaram as disputas e os torneios internos. Os três primeiros colocados da competição de âmbito estadual receberam troféus, e todos os participantes ganharam medalhas.

A unidade campeã do torneio foi o Centro de Atendimento Socioeducativo em Semiliberdade (Casemi) de Santa Maria, seguido pelos centros de atendimento socioeducativos de Caxias do Sul e de Passo Fundo.

Texto: Marcelo Vaz/Ascom Fase
Edição: Patrícia Specht/Secom

  0 Acessos
Marcado em:
0 Acessos

Tempo segue com chuva, risco de temporais e, no sábado, avanço de massa polar no Estado

Tempo segue com chuva, risco de temporais e, no sábado, avanço de massa polar no Estado - Portal do Estado do Rio Grande do Sul

Portal do Estado do Rio Grande do Sul

Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Início do conteúdo
Inicial Imprensa Últimas Notícias Tempo segue com chuva, risco de Card tempo RS base . - Foto: Bruno Ibaldo / Arte Secom

O boletim meteorológico emitido pela Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) destaca que as instabilidades não dão trégua ao Estado nesta quinta-feira (23/5) e a chuva permanece, inclusive com possibilidades de temporais com descargas elétricas e ventos em forma de rajadas. As temperaturas diminuem e a sensação de frio predomina por causa do tempo fechado.

Sexta-feira (24)
As instabilidades seguem atuando no Rio Grande do Sul ainda com possibilidade de temporais especialmente no centro, norte e leste. No sul e parte do oeste ainda há chuva pela manhã, mas ao longo do dia o tempo vai abrindo com a entrada do ar seco e frio. As temperaturas diminuem diante dos ventos do quadrante sul.

Sábado (25)
O ar seco de origem polar toma conta do Estado garantindo sol e frio. Há possibilidade de geadas isoladas nas áreas altas e de baixadas da campanha, serra e planalto.

Domingo (26)
O tempo segue firme e frio.

Texto: Catarina Gomes/Ascom Sema
Edição: Secom

Palácio Piratini

Praça Marechal Deodoro, s/n
Porto Alegre - RS -

mapa


Centro Histórico
Fone: (51) 3210.4100

Portal do Estado do Rio Grande do Sul

  0 Acessos
Marcado em:
0 Acessos

Gramado sedia Salão Internacional do Couro e do Calçado

unnamed

Os lançamentos das principais marcas nacionais em calçados e acessórios podem ser encontrados em Gramado, durante o Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC), sediado nos pavilhões do Serra Park. Consolidada como principal momento de encontro entre indústria e varejo no Brasil, a tradicional feira segue até a próxima quarta-feira, 22.

O evento é voltado para lojistas de vários estados brasileiros que terão, em primeira mão, os lançamentos das principais marcas nacionais e para expositores dispostos a fechar vendas e movimentar suas esteiras nas fábricas.
A expectativa da indústria é obter no evento um incremento nas vendas de 10% e manter as esteiras ocupadas pelos próximos meses. A feira tem os seguintes números: 400 expositores, 1,8 mil marcas de calcados femininos, masculinos, infantis, esportivos, bolsas e acessórios. A expectativa é receber 18 mil visitantes nos três dias de evento, especialmente lojistas, importadores e profissionais do setor.

SERVIÇO
Data: 20, 21 e 22, das 9h às 19h
Local: Serra Park (Rua Henrique Belotto – Três Pinheiros)
Número de Expositores: 400
Número de Marcas: 1.800
Expectativa de visitantes: 18 mil

Fonte

  • Bruna Campos (Com informações da assessoria do evento)
  • Bruna Campos
  2 Acessos
Marcado em:
2 Acessos

Irga divulga em Capivari do Sul benefícios da farinha de arroz na merenda escolar

A palestra Os benefícios do consumo de arroz para a saúde e a oficina Receitas com farinha de arroz, realizadas no município de Capivari do Sul, marcaram na segunda-feira (20/5) a retomada do Programa de Valorização do Arroz (Provarroz). A nutricionista do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Carolina Pitta, desenvolveu as atividades na Escola Estadual de Ensino Médio Arthur da Costa e Silva.

As ações integram o projeto Arroz na Escola, desenvolvido em parceria com o 32º Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nate) de Capivari do Sul, do Irga, e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) do município. O projeto visa à conscientização da comunidade escolar sobre a importância e os benefícios do arroz, principal fonte de renda da região.

Na palestra que realiza, Carolina aborda as propriedades do arroz e derivados, a importância e vantagens do consumo regular do cereal na alimentação e esclarece dúvidas e mitos relacionados ao grão. Na oficina, ela apresenta três preparações com a farinha de arroz: torta salgada de legumes, bolo de laranja e bolo de banana. A ideia é que as receitas sejam inseridas no cardápio da escola.

A nutricionista ensina a manipulação adequada da farinha na preparação de pratos fáceis e simples, dá dicas culinárias e apresenta características próprias do produto, visando melhorar a experiência com a farinha de arroz na cozinha escolar. Ao final, as participantes degustam as receitas elaboradas por Carolina.

“O Provarroz auxilia na disseminação de boas ideias sobre o arroz para a população. A nossa expectativa é expandir e levar mais ações do programa em parceria com os municípios do Estado”, projeta a coordenadora do programa, Camila Pilownic Couto.

O trabalho de conscientização sobre a importância de inserir a farinha de arroz na merenda escolar segue em desenvolvimento. Outros municípios, como Jaguarão e Pelotas, já incluíram o produto na merenda escolar. Na próxima semana, as atividades ocorrerão em Santana do Livramento.

Texto: Taís Forgearini / Ascom Irga
Edição: Vitor Necchi / Secom

  2 Acessos
Marcado em:
2 Acessos

Casa de Cultura Mario Quintana recebe oficina de atuação

Estão abertas as inscrições para a oficina Atuação em 1ª Pessoa –Histórias, Corpos e Identidades, ministrada por Iassanã Martins e Diego Nardi de 4 a 20 de junho, às terças e quintas-feiras, das 19h30 às 21h30.

Trata-se de um exercício de criação para atrizes e atores, movidos por suas histórias, seus corpos e identidades. É voltada para atores, atrizes, estudantes de teatro e pessoas interessadas no trabalho da atuação. Os interessados devem mandar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou ligar para o número (51) 98229-9376. O investimento é de R$ 200.

O programa do curso foi elaborado a partir dos trabalhos desenvolvidos pela atriz Iassanã Martins (Todas Nós) e o ator Diego Nardi (Remontagem – O nosso amor a gente inventa), em suas pesquisas de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Segundo eles, o teatro contemporâneo manifesta o desejo pelo real, como uma forma de dialogar com as pessoas, com o mundo e com a história. A oficina propõe o trabalho de uma atuação em primeira pessoa, o uso de materiais biográficos na cena e criações a partir de questões comunitárias e identitárias.

Sobre os ministrantes

Iassanã Martins
Atriz e professora formada pelo Departamento de Arte Dramática da UFRGS; mestre e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da mesma universidade. Iniciou sua formação artística em 2006 na Escola Tem Gente Teatrando (Caxias do Sul). Desde então, seu trabalho contempla teatro, performance, iluminação, cinema.

Diego Nardi
Ator e produtor formado pelo Departamento de Arte Dramática da UFRGS; mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pela mesma instituição. Iniciou no teatro em 2003 em Caxias do Sul. Em 2009, passa a residir em Porto Alegre, onde realiza sua formação e estreia, em 2013, no espetáculo Cidade Proibida, da Cia Rústica de Teatro. Integrou também o elenco dos espetáculos da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga e de Teoria Bang Bang, com o qual foi indicado ao Prêmio Açorianos Revelação.

Serviço
Oficina Atuação em 1ª Pessoa – Histórias, Corpos e Identidades
Quando: de 4 a 20 de junho| terças e quintas-feiras 
Horário: 19h30 às 21h30
Onde: Sala Hermes Mancilha – 4º andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736, na capital)
Inscrições: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou (51) 98229-9376
Investimento: R$ 200

Texto: Darlene Silveira/Ascom CCMQ
Edição: Secom

  2 Acessos
Marcado em:
2 Acessos

Selo é lançado em homenagem a Xico Stockinger

Selo é lançado em homenagem a Xico Stockinger - Portal do Estado do Rio Grande do Sul

Portal do Estado do Rio Grande do Sul

Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Início do conteúdo
Inicial Imprensa Últimas Notícias Selo é lançado em homenagem a PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 21/05/2019: O prefeito em exercício, Gustavo Paim, participou, na manhã desta terça-feira (21), na Pinacoteca Aldo Locatelli, no Paço Municipal, da ceromônia de Lançamento do Selo 100 Anos, Xico Stockinger - Em Homenagem aos Cent A secretária Beatriz Araujo participou do lançamento do selo que celebra o centenário de Stockinger - Foto: Joel Vargas / PMPA

A secretária da Cultura, Beatriz Araujo, participou nesta terça-feira (21/5) do lançamento do selo comemorativo ao centenário de nascimento do escultor Xico Stockinger. O evento ocorreu na Pinacoteca Aldo Locatelli, na prefeitura de Porto Alegre. Considerado um dos principais escultores modernos do Brasil, ele também foi gravador, fotógrafo, chargista, artista gráfico, professor e gestor cultural.

A Associação dos Escultores do Rio Grande do Sul (AEERGS) desenvolveu o selo, a pedido do Instituto Estadual de Artes Visuais (Ieavi), para marcar as atividades do centenário, que será celebrado de agosto deste ano a agosto de 2020. A Secretaria de Estado da Cultura e a Secretaria de Cultura de Porto Alegre desenvolverão uma programação em conjunto para dar visibilidade à obra daquele que é considerado um dos maiores artistas do Rio Grande do Sul.

Franz Alexander Stockinger nasceu em 7 de agosto de 1919 na Áustria e se mudou ainda criança para o Brasil. Em 1954, passou a morar na capital gaúcha, onde permaneceu até falecer, em 12 de abril de 2009, aos 89 anos. A Lei 14.129/2015 instituiu que 7 de agosto é o Dia do Escultor, em homenagem a Xico Stockinger.

Texto: Rafael Varela / Ascom Sedac
Edição: Vitor Necchi / Secom

Palácio Piratini

Praça Marechal Deodoro, s/n
Porto Alegre - RS -

mapa


Centro Histórico
Fone: (51) 3210.4100

Portal do Estado do Rio Grande do Sul

  2 Acessos
Marcado em:
2 Acessos

Leite e secretariado assistem a mais uma aula do Curso Alta Liderança, da FDC

Leite e secretariado assistem a mais uma aula do Curso Alta Liderança, da FDC - Portal do Estado do Rio Grande do Sul

Portal do Estado do Rio Grande do Sul

Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Início do conteúdo
Inicial Imprensa Últimas Notícias Leite e secretariado assistem PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 21/05/2019 - O governador Eduardo Leite e seu time de secretários participaram, na tarde desta terça-feira (21/5), de mais uma etapa do Curso Alta Liderança, parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC). A aula desta tarde foi minist A aula desta terça (21/5) foi ministrada pelo professor Humberto Martins, consultor em gestão pública - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite e seu time de secretários participaram, na tarde desta terça-feira (21/5), de mais uma etapa do Curso Alta Liderança, parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC). A aula desta tarde foi ministrada pelo professor Humberto Martins, consultor em gestão pública.

A capacitação segue até o fim deste mês de maio. A formação de lideranças é uma iniciativa da secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), que pretende organizar futuras turmas com diretores das demais pastas. A meta é atingir a formação de 100 líderes na gestão estadual.

Texto: Suzy Scarton
Edição: Secom

Palácio Piratini

Praça Marechal Deodoro, s/n
Porto Alegre - RS -

mapa


Centro Histórico
Fone: (51) 3210.4100

Portal do Estado do Rio Grande do Sul

  2 Acessos
Marcado em:
2 Acessos

RS participa de encontro de gestores de assistência social em Brasília

RS participa de encontro de gestores de assistência social em Brasília - Portal do Estado do Rio Grande do Sul

Portal do Estado do Rio Grande do Sul

Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Início do conteúdo
Inicial Imprensa Últimas Notícias RS no encontro de gestores de

Ocorre na terça e quarta-feira (21/5 e 22/5) reunião em Brasília da Comissão de Intergestores Tripartitte (CIT), espaço de articulação entre os gestores (federal, estaduais e municipais) para o aprimoramento da execução da política de assistência social.

O Rio Grande do Sul está representado pela Secretária de Trabalho e Assistência Social Regina Becker. “Um dos pontos é trabalharmos para superar as dificuldades que os municípios têm em cumprir suas responsabilidades”, explica ela.

Atualmente, 26% dos municípios brasileiros têm dificuldades na gestão, e terão prazo de seis meses para cumprir as metas. A Secretaria do Trabalho e Assistência Social, através da equipe técnica do Departamento de Assistência Social (DAS), tem ações planejadas através do Plano de Apoio Técnico, com reuniões técnicas, visitas in loco, atendimento quinzenal na sede do DAS, seminários e oficinas aos gestores e trabalhadores do Sistema único de Assistência Social (SUAS) dos municípios. “A sugestão é que os Colegiados Estaduais de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas) atuem de forma conjunta para a superação das dificuldades”, diz a secretária.

Outra pauta foi a apresentação do novo Índice de Gestão Descentralizada do Sistema Único de Assistência Social (IGDSUAS), que passa a levar em consideração a área do município, o número de famílias carentes e o número de equipamentos dos municípios. O IGDSUAS busca avaliar a qualidade da gestão descentralizada dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais no âmbito dos municípios, DF e Estados, bem como a articulação intersetorial.

Texto: Ascom/Stas
Edição: Secom

Palácio Piratini

Praça Marechal Deodoro, s/n
Porto Alegre - RS -

mapa


Centro Histórico
Fone: (51) 3210.4100

Portal do Estado do Rio Grande do Sul

  2 Acessos
Marcado em:
2 Acessos

Entrevistas de emprego para Havan ocorrerão na Agência FGTAS/Sine de Santa Cruz do Sul

Entrevistas de emprego para Havan ocorrerão na Agência FGTAS/Sine de Santa Cruz do Sul - Portal do Estado do Rio Grande do Sul

Portal do Estado do Rio Grande do Sul

Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Início do conteúdo
Inicial Imprensa Últimas Notícias Entrevistas de emprego para fgtas senac - - Foto: Reprodução

Entrevistas para o preenchimento de 150 vagas de emprego da rede de lojas Havan ocorrerão na Agência FGTAS/Sine de Santa Cruz do Sul a partir desta quarta-feira (22/5) até 31 de maio. Serão contratados auxiliares de vendas, operadores comercial e de caixa, vendedores, conferentes de estoque, fiscais de loja e zeladores. Todas as funções exigem Ensino Médio completo.

Trabalhadores interessados em se candidatar às vagas devem comparecer ao Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest com currículo, carteira de identidade e carteira de trabalho e previdência social (CTPS) para retirar senha de atendimento. Após, os candidatos deverão se dirigir à Agência FGTAS/Sine de Santa Cruz do Sul (Rua Marechal Floriano Peixoto, 907) com a carteira de trabalho, a fim de receber a carta de encaminhamento para a entrevista, que será feita por um representante da rede de lojas.

Os profissionais contratados participarão de treinamento de cerca de 20 dias em uma loja da rede. A empresa oferece piso salarial de R$ 1.475, além de vale-alimentação, prêmio por domingos e feriados trabalhados e programa de participação nos resultados.

Texto: Jaíne Martins / Ascom FGTAS
Edição: Secom

Palácio Piratini

Praça Marechal Deodoro, s/n
Porto Alegre - RS -

mapa


Centro Histórico
Fone: (51) 3210.4100

Portal do Estado do Rio Grande do Sul

  0 Acessos
Marcado em:
0 Acessos

Governador sanciona projeto que cria a Rota Turística dos Campos de Cima da Serra

A partir desta terça-feira (21/5), os municípios de Vacaria, Ipê, Pinhal da Serra, Muitos Capões, São José dos Ausentes, Monte Alegre dos Campos, Esmeralda, Campestre da Serra, Bom Jesus e Cambará do Sul compõem, oficialmente, a Rota Turística dos Campos de Cima da Serra. O projeto de lei que cria o roteiro (PL 62/2019), de autoria do deputado Tiago Simon, foi sancionado pelo governador Eduardo Leite.

“Não podemos ficar reféns da agenda da crise. Precisamos desenvolver as potencialidades do nosso Estado e, sem dúvida, o turismo é uma delas. Por isso mesmo é que nós unimos a Secretaria do Turismo à do Desenvolvimento Econômico”, destacou o governador ao assinar o documento.

Cambará2 Cânions são atrativos da região - Foto: Arquivo

Localizada no extremo nordeste gaúcho, na divisa com Santa Catarina, a região dos Campos de Cima da Serra é famosa, principalmente, por abrigar os cânions do Parque Nacional dos Aparados da Serra. Para Tiago Simon, os investimentos privados que serão feitos no espaço, a partir da privatização que está sendo encaminhada pelo governo federal, ajudarão a impulsionar o turismo e toda a região irá se beneficiar a partir do elo criado com o projeto de lei.

“A Rota Turística cria uma cadeia entre os municípios, facilita a captação de recursos e ainda ajudará a organizar o trade turístico que existe nesta região, que reúne algumas das mais belas paisagens que resumem a essência serrana do nosso Estado”, disse o deputado.

O projeto de lei prevê, ainda, a possibilidade de o Estado firmar parcerias com universidades, entidades do terceiro setor e com a iniciativa privada para apoiar as atividades e os destinos da rota turística.

“Não tenho dúvida de que, em alguns anos, nós nos lembraremos desse dia como um momento marcante para o RS”, concluiu o governador.

A sanção do PL ocorreu no Palácio Piratini e contou com a presença, ainda, dos secretários da Casa Civil, Otomar Vivian, e do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ruy Irigaray, e do deputado estadual Carlos Búrigo, que criou a Frente Parlamentar de Logística e Transportes dos Campos de Cima da Serra na Assembleia Legislativa, além de prefeitos e lideranças empresariais da região.

Municípios que integram a Rota Turística dos Campos de Cima da Serra:

- Bom Jesus
- Cambará do Sul
- Campestre da Serra
- Esmeralda
- Ipê
- Monte Alegre dos Campos
- Muitos Capões
- Pinhal da Serra
- São José dos Ausentes
- Vacaria

Governador sanciona projeto que cria a Rota Turística dos Campos de Cima da Serra Crédito: Governo do Rio Grande do Sul

Texto: Vanessa Kannenberg
Edição: Marcelo Flach/Secom

  1 Acessos
Marcado em:
1 Acessos

Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente discute proteção, diversidade e enfrentamento da violência

Com a participação de crianças e adolescentes, conselheiros de direitos, conselheiros tutelares, rede de atendimento e gestores representando mais de 250 municípios gaúchos, começou nesta terça-feira (21/5) a 10ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento segue até a quinta-feira (23/5). O tema desta edição discute a Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências.

A conferência irá discutir, por meio de grupos de trabalho e plenária, as deliberações da Conferência Estadual e escolherá os delegados que participarão da Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que deve ocorrer em outubro, em Brasília.

Além disso, tem como objetivo mobilizar os integrantes do Sistema de Garantia de Direitos (SGD), crianças, adolescentes e a sociedade para a construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas, fortalecendo as estratégias e ações de enfrentamento às violências.

Representando o Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos Catarina Paladini, Maria Fernanda Bermudez destacou a importância de debater políticas públicas voltadas às criança e adolescentes. “Temos que cuidar das nossas crianças. É para isso que a gente trabalha e é para isso que a nossa secretaria existe, para cuidar das nossas crianças, discutir e ouvir quem trabalha na ponta. Desta forma conseguiremos formular políticas públicas e diminuir os índices de violência”, destaca Maria Fernanda.

A Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente é uma realização da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) juntamente com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedica/RS), em parceria com a União Brasileira de Educação e Assistência (UBEA/RS) e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Nos três dias de evento, os participantes vivenciarão momentos culturais e de diálogo sobre temáticas referentes aos direitos de crianças e adolescentes, com destaque para a palestra magna “A Conjuntura Sociopolítica Brasileira e os Direitos da Criança e do Adolescente”, que será realizada pelo professor doutor Giovane Scherer.

Conferência debate os principais problemas enfrentados por crianças e adolescentes no RS Crédito: Governo do Rio Grande do Sul

Texto: Sue Gotardo/Ascom SJCDH
Edição: Secom

  0 Acessos
Marcado em:
0 Acessos