Dutra: convênio entre Corsan e empreendedores reverte em obra de estação de tratamento de esgoto

2--Prefeito-e-equipe-da-Corsan_Carlos-Borges

Um acordo da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e as empresas Gramado Parks, Gramado BV Resort, Marsal Empreendimentos Imobiliários e Recanto dos Plátanos Empreendimentos Imobiliários, com anuências do Ministério Público e do Município, deve reverter em obra da Estação de Tratamento de Esgotos Dutra.

O investimento, na ordem de R$ 5 milhões, anunciado nesta quarta-feira, 12, na Prefeitura de Gramado, permitirá a expansão do sistema de esgotamento sanitário da cidade e deve estar concluído num prazo estimado de seis meses.

Segundo o diretor de Expansão da Corsan, Julio Hofer, a iniciativa transforma um problema histórico, relacionado ao tratamento de esgoto, numa oferta de solução a partir do entendimento com os empreendedores.

O empresário Anderson Caliari (um dos investidores privados) disse que ao canalizar investimentos, os empreendedores facilitam a resolução dos problemas do tratamento do esgoto em Gramado, exemplo que, segundo Caliari, vem defendendo há anos, e que agora adota.

A secretária do Meio Ambiente, Cristiane Bandeira, relacionou o acordo ao melhoramento das águas da barragem do Parque dos Pinheiros e mostrou interesse em firmar mais processos nesse sentido.

O promotor de Justiça, Max Guazzelli, parabenizou o que chamou de “parceria público-privada”, envolvendo a Prefeitura, Corsan e empresariado e adiantou que outras iniciativas nesse sentido podem ser adotadas na cidade.

DIÁLOGO

Para o prefeito Fedoca Bertolucci (PDT), todos os avanços verificados na relação da Corsan com o atual governo municipal decorrem do primado do diálogo e da relação respeitosa, reconstruídos nesses dois anos e meio.

 Bertolucci também cumprimentou os grupos empresariais pelo gesto.

O ato de assinatura, no Gabinete do Prefeito, ainda contou a presença do presidente do Conselho de Defesa do Meio Ambiente de Gramado, Victor Ferrari, empresário Afonso dos Santos, e do diretor de Operações da Corsan, Eduardo Carvalho.

  2 Acessos
Marcado em:
2 Acessos

Usuários da Assistência Social de Gramado foram ao Beira-Rio para torcer pelo Brasil

2---Esporte-e-Cidadania-em-Poa_n

A Prefeitura de Gramado oportunizou 40 pessoas, que são atendidas pela Assistência Social, a assistirem a um jogo amistoso da Seleção Brasileira, que ocorreu no Beira-Rio, domingo, 9, contra a seleção de Honduras.

“É muito bacana ver a alegria da criançada. Precisamos exaltar e agradecer todas as pessoas que ajudaram de alguma forma. Destacar a boa relação que temos com o secretário de Esporte do Estado, João Derly, que ajudou com os ingressos”, disse o secretário de Esporte e Lazer, Jacó Schaumloeffel.

Schaumloeffel destacou os parceiros dessa atividade: Secretaria Estadual do Esporte do RS, que forneceu os ingressos; o Conselho Municipal do Desporto, que ajudou com o transporte; o Restaurante Mamma Mia e o Supermercado Berti, que colaboraram com a alimentação, e amigos voluntários que colaboraram com o lanche da tarde.

Participaram do passeio crianças, adolescentes e adultos de famílias referenciadas nos Projetos Sociais Sapeca e Força Jovem do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Piratini e Várzea Grande, além das crianças acolhidas no Abrigo Municipal Recanto da Criança e do Adolescente.

A secretária de Cidadania e Assistência, Ana Lovatto Sartori, também participou da atividade.

 

Fonte

  • Lucas Brito
  • divulgação
  2 Acessos
Marcado em:
2 Acessos

Aberta oficialmente a 14° Semana do Meio Ambiente

IMG_8668

O uso racional da água, a valorização do Bioma da Mata Atlântica e a valorização e integração da comunidade nos parques naturais de Gramado. Esses são os principais temas da 14° Semana do Meio Ambiente, que teve abertura na quarta-feira, 5, no auditório da Prefeitura.

A solenidade também foi marcada pelas assinaturas do Termo de Compromisso de Ajuste de Conduta – que tem como objeto a criação de Unidade de Conservação na área do Parque dos Pinheiros, com a finalidade de promover a conservação e o equilíbrio ecológico naquela área – e ainda do projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo a conceder o uso de bens públicos para a exploração de atividades de ecoturismo e visitação, operação, administração, conservação, manutenção, reforma, ampliação ou melhoramento do Parque dos Pinheiros e Parque Carrieri.

“Gramado possui hoje seis parques naturais que até então estavam subutilizados. A Secretaria do Meio Ambiente vem trabalhando no desenvolvimento de projetos para oferecer uma estruturação mínima para essas áreas, para que a comunidade tenha espaços de socialização entre a comunidade e a natureza que aqui existe”, disse a secretária do Meio Ambiente, Cristiane Bandeira.

A secretária também ressaltou sobre os grandes avanços desta gestão. E destacou alguns: a revisão dos procedimentos de licenciamento ambiental; novo espaço físico da secretaria; aprovação do Conselho Municipal de Saneamento; e a assinatura do primeiro Termo de Compromisso de Medida Compensatória – onde os valores serão destinados para execução da infraestrutura do Parque Natural da Gruta, em breve mais um parque a ser explorado e conhecido pela comunidade gramadense.

O prefeito Fedoca Bertolucci (PDT), também esteve na abertura do evento e falou sobre a valorização da natureza dentro da Semana do Meio Ambiente . “Hoje a lição que se tem é que nós devemos conviver com a natureza. Nós não devemos usar de forma indiscriminada com pouca inteligência e sem perspectiva do futuro”, afirmou.

FOTOGRAFIA
Durante a cerimônia também foi realizada a premiação da Mostra Fotográfica Ambiental 2019, que teve 45 fotografias inscritas e cinco foram selecionadas de cada categoria: fauna, flora, paisagem urbana e paisagem Rural.

O evento encerrou com a apresentação de um painel com o tema “Recursos naturais de Gramado”.

PRESENÇAS
Também prestigiaram o evento o vice-prefeito Evandro Msochem (MDB), o presidente da Câmara dos Vereadores, Rafael Ronsoni (PP), o promotor de Justiça Max Guazelli, e o vereador Renan Sartori (MSB).

A programação da 14° Semana do Meio Ambiente continua até o dia 7 de junho. Saiba mais: https://www.gramado.rs.gov.br/storage/attachments/KxzkrJPKrUuqgGmRzmHrVsEU8BGLGdKu0t3UqzjU.pdf

Fonte

  • Bruna Campos
  • Carlos Borges
  7 Acessos
Marcado em:
7 Acessos

Alunos do Taekwondo prestaram exame em Gramado e Canela

Taekwondo_Candidatos_divulgao

A Associação Gramadense de Taekwondo realizou no sábado (1º) e no domingo (2) o exame de faixas coloridas do Taekwondo e, também, a segunda etapa de avaliação de exame para faixas pretas da modalidade.

No sábado (no Ginásio José Francisco Perini), o evento recebeu o Grão-mestre coreano In Kyu Lee, que fez a avaliação dos alunos faixas coloridas para a troca de graduação. 37 candidatos participaram. O Grão-mestre In Kyu destacou os bons desempenhos dos candidatos, especialmente de Marcelo Ziles Land, 42 anos, destaque dos adultos , e Lorenzo Cesário, oito anos, entre as crianças.

No domingo (na Academia D’arte, em Canela), foi a vez dos candidatos a faixas pretas passarem por avaliação. Oito candidatos participaram da segunda etapa do curso de formação de faixas pretas, que será finalizada no mês de novembro.

Segundo o Mestre de Taekwondo, Gustavo Sartori Schneider, Gramado pretende sediar a etapa final e avaliação geral. O evento reunirá mestres e grão-mestres de todo o Estado para a avaliação dos candidatos à faixa preta do 1° ao 6° Dan.

O Projeto Social Guerreiro da Pena e da Paz, da Associação Gramadense de Taekwondo, conta com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer e do Conselho Municipal do Desporto (CMD).

Fonte

  • Roque Tomazeli
  • divulgação
  5 Acessos
Marcado em:
5 Acessos

Cerimônia comemora os 100 anos chegada do trem em Gramado

img-47

Os 100 anos da chegada do trem em Gramado foi comemorado na segunda-feira, 3, com uma cerimônia realizada no Espaço Cultural Estação Férrea – Museu do Trem, no Bairro Várzea Grande. Durante o evento, o prefeito Fedoca Bertolucci (PDT) ressaltou a importância da estação ferroviária que marcou o desenvolvimento econômico para a região durante mais de 40 anos.

“Hoje é um dia de festa, não só pelo aniversário, mas por nós resgatarmos um momento especial da nossa cidade que foi a chegada do trem. Gramado viveu seu momento. Lamentamos a política americanizada que vivemos na época, e que fez com que a rodovia substituísse a ferrovia. Hoje sabemos que isso é um arrependimento, porque o transporte rodoviário é mais caro, menos eficiente e causador de muitas mortes”, disse.

O chefe do Executivo municipal também falou sobre uma possível solução na questão da viabilização de uma ferrovia de Porto alegre a Gramado. “Podemos encaminhar uma solução, quem sabe, nesta área. Nós que temos a notícia, por exemplo, da Agência Nacional da aviação Civil (ANAC), de que uma ferrovia de Porto Alegre até Gramado é muito mais barata e mais eficaz, do que a construção de qualquer aeroporto. Temos que começar a pensar nisso e hoje estamos semeando essa ideia. Quem sabe a gente faça uma ferrovia que ligue o aeroporto até Gramado e ai possamos festejar aquilo que festejávamos no passado”, enfatizou.

O secretário da Cultura, Allan John Lino, afirmou que é a chegada do trem é considerada o marco inicial de Gramado. “O trem chegou aqui pela Várzea Grande. Não podemos perder essa memória e devemos resgatar essa essência, porque só preservando essas memórias, conseguiremos fazer com que Gramado nunca deixa de ser Gramado”.

Ainda durante a cerimônia, José Rissi, um dos moradores mais antigos da Várzea Grande, fez a leitura de um texto feito pela historiadora Marilu Kern, especialista em história do Rio Grande. Em seguida, os convidados assistiram a um documentário sobre os 100 anos da chegada do trem.

Também prestigiaram o evento o vice-prefeito Evandro Moschem (MDB) e o presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Ronsoni (PP).

HISTÓRIA

No dia 1 de junho de 1919, o trem chegou a Várzea Grande. O empreiteiro João Corrêa enfrentou vários problemas e desafios de topografia para fazer com que o trem alcançasse até a Várzea. Para que a Maria Fumaça chegasse até Gramado, havia uma montanha difícil de ser superada. Os recursos limitados foram combustíveis para a criação do Rabicho (solução única na América Latina, em que o trem realizava uma manobra até a estação da Várzea para o desembarque dos passageiros. A partir disso, o trem subia de ré, com maior capacidade de tração, até um ponto onde os passageiros embarcavam novamente.

Fonte

  • Bruna Campos
  • Carlos Borges
  3 Acessos
Marcado em:
3 Acessos

Primeira Semana do Alimento Orgânico é realizada em Gramado

DSC_3799

Produção de Alimentos Orgânicos – cenários, perspectivas e tendências de consumo, foi o principal tema abordado como parte da programação da 1ª Semana do Alimento Orgânico, na quarta-feira, 29, na Universidade Aberta do Brasil (UAB), polo Vera Grin de Gramado.

O vice-prefeito Evandro Moschem (MDB) e o secretário da Agricultura, Alexandre Meneguzzo, estiveram presentes na abertura da programação promovida pela Associação dos Produtores Orgânicos de Gramado (APOG), com o apoio da Emater/RS-Ascar, secretarias da Agricultura e da Educação, Sicredi, Universidade Aberta do Brasil e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Gramado.

“Sabe como é que podemos diversificar a economia do nosso Município? Investindo na agricultura e nos agricultores. O alimento orgânico é o caminho para o futuro. Devemos investir mais nessa categoria, nesse segmento, contribuir com nossos agricultores para que eles adquiram os certificados, e possam se qualificar cada vez mais”, disse Moschem.

O evento teve palestras voltadas para o tema da alimentação orgânica, com a participação do engenheiro agrônomo Sebastião Pinheiro, referência em produção orgânica e agroecologia, do chef de cozinha Rodrigo Bellora, do engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar de Boa Vista do Sul, Henrique Queiroz, e da presidente da APOG, Laurita Cavichioni.

“Muita gente fala que nós somos uma elite e que só as pessoas de elite podem comprar alimentos orgânicos. Isso não é verdade. Os compradores de orgânicos não são elite, são pessoas conscientes que pensam no futuro dos seus filhos e no produto que eles estão colocando nas suas mesas. Nós temos a responsabilidade e consciência de nos informar de tudo aquilo que nós ingerimos durante a nossa vida”, afirmou Laurita.

DEGUSTAÇÃO
No sábado, 1° de junho, a programação continuará com a elaboração e degustação de produtos orgânicos preparados pelo chef Rodrigo Bellora, durante a feira semanal da APOG, na Praça das Etnias.

Fonte

  • Bruna Campos
  • Bruna Campos
  15 Acessos
Marcado em:
15 Acessos

Campanha de vacinação contra Influenza atinge meta em Gramado

child-89810_640

A campanha de vacinação contra Influenza está prevista para terminar nesta sexta-feira, 31. O Município atingiu a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, imunizando mais de 12 mil pessoas, sendo a maioria do grupo prioritário. Por este motivo, o departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde ampliará a vacinação para crianças de até oito anos de idade e pessoas de 50 a 59 anos, mantendo ainda a vacinação para pessoas dos grupos prioritários. Abaixo, a médica veterinária e coordenadora da Vigilância em Saúde, Marina Toniolo, informa mais sobre a vacinação em Gramado.

1 – Quantas pessoas foram imunizadas em Gramado? 12.318 pessoas

2 – O público-alvo foi atingido? O público-alvo foi atingido em quase todos os grupos. Ainda não atingimos profissionais da saúde e gestantes.

3 – Como ficou Gramado em relação aos outros municípios do Rio Grande do Sul? Ultrapassamos a cobertura do Estado em quase todos os grupos prioritários, exceto pacientes com comorbidades (ocorrência simultânea de duas ou mais doenças na mesma pessoa), mas muitos destes pacientes são idosos e, portanto, estão inseridos na meta de cobertura.

4 – Quais os postos que estão vacinando? E quais os horários? Todos os postos estão vacinando no horário de funcionamento normal das Unidades de Saúde.

5 – Você tem dados por grupos de quantas pessoas se vacinaram?

 

Doses Aplicadas

Cobertura Vacinal atingida até 24/05

Crianças

2305

94,43%

Trabalhadores da Saúde

1099

84,86%

Gestantes

361

86,99%

Puérperas

112

164,71%

Idosos

4331

108,74%

Professores

806

107,90%

Segurança Pública

113

sem monitoramento

Comorbidades:

2207

35,39%


8- Muitas pessoas ainda tem certo receio em se vacinar. Qual o conselho que você daria para as pessoas que temem a vacina?A vacina é segura. Podem ocorrer dor no local da aplicação e eventualmente algum outro sintoma leve, mas a vacina não causa gripe, como muitos afirma, pois ela possui apenas fragmentos virais que não podem causar a doença. A Influenza pode ser muito grave, pois os vírus são agressivos, a evolução é rápida e muitas vezes não dá tempo de tratar, evoluindo a óbito, por isso a vacinação é tão importante, ela impede a infecção, e quando ocorre, é muito mais leve. A vacina reduz a gravidade da Influenza, diminui o tempo de internação, e diminui a chance de óbito.

9 – Qual o número de casos de gripe neste ano em Gramado? Tivemos apenas duas suspeitas, coletamos exames, mas felizmente vieram negativas. O auge de circulação viral é de meados de maio até setembro. O frio está demorando a chegar, por isso não estamos numa situação ruim, ainda.

10 – Qual avaliação que você faz da campanha até o momento? O trabalho foi intenso, e os resultados vieram. Temos um grande comprometimento da comunidade, que buscou a vacina cedo. Ainda há gestantes e profissionais de saúde para serem vacinados, além de portadores de comorbidades. Para quem ainda não se vacinou, ainda dá tempo.

 

Fonte

  • Bruna Campos
  8 Acessos
Marcado em:
8 Acessos

Gramado recebe exposição com 115 artistas nacionais e internacionais

jorge-luis-hurtado---mxico_32747505257_o-2

O projeto Miniarte Enigma Internacional, que reúne obras de 115 artistas do Brasil, Argentina, Colômbia, México e Estados Unidos chega a Gramado neste sábado, 8, no Centro Municipal de Cultura Arno Michaelsen.

Sob a chancela da Secretaria da Cultura, a artista visual Clara Pechansky, mais uma vez, traz a Gramado uma edição inédita do projeto, fundado por ela em 2003, que já está na sua 36ª edição.

Na mesma ocasião, será lançado o livro “O traço afetuoso”, que fala sobre a obra de Clara, de autoria da artista visual e da escritora Liana Timm.

Os coordenadores internacionais são: Andréa Beatriz Garcia e Carolina Villa (Argentina), César Rincón e Jorge Torres (Colômbia), Ernesto Ríos Rocha e Jorge Luis Hurtado Reyes (México). Artistas visitantes: Bruce Buckley, Marise Zimmermann e Paula Goldstein (Estados Unidos), Maurício Mayorga (Colômbia) e Salvador Verna (Argentina).

PROGRAMAÇÃO
A abertura da exposição será às 11 horas, com o Coral Bocalis. Em seguida, a pintora gaúcha Esther Bianco receberá uma homenagem por sua trajetória artística, e Liana Timm, autografará o livro.

A programação continuará às 16h30, na Livraria Mania de Ler, no Largo da Nova Borges, onde o público terá um encontro com Clara e Liana, que discorrerão sobre o processo de criação do livro.

SERVIÇO: 
Exposição: Miniarte Enigma;
Abertura: 8 de junho de 2019;
Horário:11 horas
Local: Centro Municipal de Cultura Arno Michaelsen;
Endereço: Rua Leopoldo Rosenfeld, 818, Lago Joaquina Bier;
Tarde de autógrafos: 16h30, na ivraria Mania de Ler – Largo da Borges, loja 23

 

Fonte

  • Bruna Campos (com informações da Secretaria da Cultura)
  • Divulgação
  11 Acessos
Marcado em:
11 Acessos

II Fórum Sul-Americano do Negócio do Luxo

IMG_8173

O prefeito Fedoca Bertolucci (PDT) esteve presente no II Fórum Sul-Americano do Negócio do Luxo – Onne Luxo Gramado – realizado no ExpoGramado, na sexta-feira, 24. Na ocasião, o chefe do Executivo deu boas-vindas aos participantes, e também parabenizou a organização do Fórum.

“Eu acho importante a participação de Gramado na qualificação de seus eventos. Nós que vivemos cerca de 460 eventos por ano, temos a preocupação com a qualidade das programações realizadas aqui”, disse.

Com o tema: “O tempo é luxo”, o conceituado designer alemão de cidadania austríaca e brasileira, criador da identidade visual da Rede Globo, Hans Donner, abriu o primeiro dia de palestras.

Durante pouco mais de uma hora de conversa com o público, Donner falou sobre sua trajetória, fazendo uma retrospectiva de alguns de seus projetos marcantes – desde vinhetas e aberturas de novelas nas décadas de 70, 80 e 90 – até seu novo projeto que é um relógio sem ponteiro e sem números, com intenção de revolucionar a relação do ser humano com o tempo.

“Viva seu tempo. É o único que você tem”, ressaltou o designer.

ONNE LUXO

O evento que tem o apoio da Prefeitura de Gramado, através das Secretarias: Cultura; Indústria, Comércio, Trabalho e Serviços; e Turismo, reúne especialistas do Brasil e do Exterior, que compartilham conhecimento e insights exclusivos sobre o novo DNA do Luxo. Entre as propostas do evento está a a desmistificação do luxo, com vantagens de uma nova perspectiva e caminhos que transformem o comum em algo muito desejado, a partir do conceito “Do Ordinário ao Extraordinário”.

A programação completa do evento que encerra no sábado, 25, está disponível no site: https://onneluxo.com.br

Fonte

  • Bruna Campos
  • Carlos Borges
  7 Acessos
Marcado em:
7 Acessos

Passagem de ônibus com novo valor a partir de segunda, 27

nibus-urbano-Gramado-RG_-Roque-Tomazeli6

A Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana informa que será reajustado o valor cobrado pela passagem do transporte público de Gramado a partir de segunda-feira, 27. Na área urbana, a empresa responsável pelo transporte coletivo é a Gramado Turismo.

Os novos valores da passagem: na modalidade comum R$ 4,25 (antes era R$ 3,95), nos micros R$ 5,10 (antes era R$ 4,75). Já o ticket escolar passará de R$ 3,15 para R$ 3,40.

Segundo o secretário Luiz Quevedo, os valores são calculados de acordo com uma tabela padrão, que leva em consideração o custo gasto com combustível, substituição dos pneus e peças. Confira algumas questões referente ao transporte público de Gramado:

O reajuste é calculado com base em quê?

Calculado com base na tabela Geipot (usada para fazer o cálculo tarifário do transporte público, que é utilizado por muitas prefeituras do Brasil. Em Gramado, foi instituída em lei no ano de 2013.

Quais são as melhorias para a população?

Desde o ano de 2017, foram estabelecidas cinco novas linhas de transporte público no Município, que passaram a beneficiar os moradores dos bairros Pórtico I e pórtico II, Floresta, Planalto e Vila Paraíso na Várzea Grande.

Haverá um incremento na frota?

Quando assumimos a Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana, a média de idade de uso de ônibus eram de 17 anos, em desacordo com o que estabelecia a legislação municipal (oito anos de uso). Atualmente, a idade média dos ônibus que realizam transporte público coletivo em Gramado é de 10 anos. E, a partir da semana que vem, entrará em circulação outro veículo com menos tempo de uso, baixando mais a média de idade dos veículos. Muitos estão equipados com câmeras internas.

Algum ônibus novo?

A partir da metade do mês de junho de 2019 passará a operar um ônibus novo, que está em fase de acabamento de pintura e emplacamento. Em 2017, foram adquiridos dois micro-ônibus novos e desde junho de 2017 foram substituídos 11 ônibus com média de 20 anos de uso por ônibus mais conservados.

Nos últimos anos o preço da tarifa sofreu variação de quanto em média?

Variação de 6% a 7% ano.

 

Fonte

  • Lucas Brito (com informações da Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana de Gramado).
  • Roque Tomazeli
  8 Acessos
Marcado em:
8 Acessos

Obra da escola de educação infantil do Bairro Carniel vai começar

Perspectiva_EMEI-CARNIEL-3840x2160_7---Photo

A ordem de serviço autorizando o início da obra de uma escola de educação infantil no Bairro Carniel foi assinada na quarta-feira, 22. O projeto de 819 metros quadrados de área construída prevê total acessibilidade e terá capacidade de atender 164 crianças.

O investimento previsto é de R$ 1,3 milhão e será custeado pelo Gramado BV Resort Incorporações. A obra deve estar concluída até fevereiro de 2010.

O ato da assinatura do documento contou com a presença do prefeito Fedoca Bertolucci (PDT), da secretária de Governança e Desenvolvimento Integrado, Simone Bender, do engenheiro e fiscal da obra, Henrique Brighenti, e do arquiteto Roberto Teitelroit, representando o Gramado BV Resort.

A secretária lembrou que a possibilidade de realização da obra resultou da desafetação de parte da Rua Canguçu, no Bairro Carniel, trocada por área construída com autorização da Câmara Municipal.

– Através de boas parcerias estamos conseguindo qualificar a educação; assim como no caso do Centro de Saúde da Várzea Grande – comparou.

 

Fonte

  • Roque Tomazeli
  • Débora Dall’ Agnol
  5 Acessos
Marcado em:
5 Acessos

Gramado sedia Salão Internacional do Couro e do Calçado

unnamed

Os lançamentos das principais marcas nacionais em calçados e acessórios podem ser encontrados em Gramado, durante o Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC), sediado nos pavilhões do Serra Park. Consolidada como principal momento de encontro entre indústria e varejo no Brasil, a tradicional feira segue até a próxima quarta-feira, 22.

O evento é voltado para lojistas de vários estados brasileiros que terão, em primeira mão, os lançamentos das principais marcas nacionais e para expositores dispostos a fechar vendas e movimentar suas esteiras nas fábricas.
A expectativa da indústria é obter no evento um incremento nas vendas de 10% e manter as esteiras ocupadas pelos próximos meses. A feira tem os seguintes números: 400 expositores, 1,8 mil marcas de calcados femininos, masculinos, infantis, esportivos, bolsas e acessórios. A expectativa é receber 18 mil visitantes nos três dias de evento, especialmente lojistas, importadores e profissionais do setor.

SERVIÇO
Data: 20, 21 e 22, das 9h às 19h
Local: Serra Park (Rua Henrique Belotto – Três Pinheiros)
Número de Expositores: 400
Número de Marcas: 1.800
Expectativa de visitantes: 18 mil

Fonte

  • Bruna Campos (Com informações da assessoria do evento)
  • Bruna Campos
  4 Acessos
Marcado em:
4 Acessos

Exposição apresenta trabalho de idosos atendidos pelo CRAS da Várzea Grande

DSC_3722

O grupo de idosos “Amorarte”, do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da Várzea Grande, realizou na sexta-feira, 17, a abertura da exposição artística, no Centro de Cultura da Várzea Grande. O objetivo da exposição é valorizar e demonstrar ao público artesanatos, quadros, vasos, entre outros produtos elaborados pelos próprios idosos.

“Esse serviço desenvolvido é muito importante para eles. É uma forma de tirá-los do isolamento social, porque muitos acabam ficando sozinhos em casa. No Cras, eles fortalecem os vínculos de amizade e fazem belos trabalhos como esses que estão sendo expostos”, disse a secretária de Cidadania e Assistência Social, Ana Maria Lovatto.

A psicóloga Camila Dorneles explicou que as atividades desenvolvidas também contribuem para melhoria da saúde e qualidade de vida. “Muitos deles acabam se descobrindo artistas através das oficinas. Idosos que nunca se imaginavam pintando um quadro, hoje já descobriram que tem um dom”, ressaltou.

Foi o que aconteceu com Ana Maria Jobim. Aos 66 anos, ela descobriu que era capaz de pintar e produzir seus próprios quadros. “Descobri que tinha esse dom artístico aqui durante as nossas aulas. Para mim foi muito importante, porque agora tenho uma ocupação durante meu tempo livre. Além disso, adoro participar das atividades com os amigos que fiz aqui no Cras”, afirmou.

EXPOSIÇÃO
O período da exposição artística dos idosos é de 17 de maio até o dia 17 de junho, no Centro de Cultura da Várzea Grande, de segunda a sexta, das 8h às 11h45 e das 13h30 às 21h.

Fonte

  • Bruna Campos
  • Júlia Angeli
  5 Acessos
Marcado em:
5 Acessos

Secretaria do Meio Ambiente tem nova estrutura administrativa

1--Novo-espao-Meio-Ambiente_Carlos-Borges-308

A Secretaria do Meio Ambiente de Gramado inaugurou, na sexta-feira, 17, suas novas instalações no prédio da Prefeitura.

Na ocasião, a secretária Cristiane Bandeira relatou as ações desenvolvidas pela pasta, desde 2017.

“A ideia de estarmos reunidos aqui hoje é apresentar um diagnóstico de todas as ações desde 2017. A secretaria vem trabalhando com o foco principal na capacitação e no desenvolvimento de uma política ambiental, baseada no eixo que a gente considera principal, que é o da sustentabilidade”, declarou.

Para o promotor de Justiça, Max Roberto Guazzelli, que participou do evento, é raro um administrador público ter esse olhar de sustentabilidade como se tem em Gramado.

“Sempre lembro com carinho do discurso de posse do prefeito Fedoca, ele foi breve, mas o mais lindo que já vi, pois é raro ver nos municípios brasileiros esse olhar de sustentabilidade. Fico contente em ver a pasta com mais técnicos e com esse perfil de análises mais criterioso”, disse.

Segundo o prefeito Fedoca Bertolucci (PDT), a Prefeitura está atingindo um grau satisfatório que vai dar condições para a equipe desenvolver as ações necessárias para acelerar os procedimentos e continuar defendendo o patrimônio natural que Gramado tem.

“Nosso projeto de sustentabilidade só tem razão de existir se nós dotarmos a Secretaria do Meio Ambiente com as ferramentas para o bom exercício da atividade e nós estamos fazendo isso. Parabéns a Cristiane Bandeira, a ex-secretária Rosaura Heurich e a toda a equipe”, registrou.

TERMO

Na ocasião, foi assinado um “Termo de Compromisso” com o Ministério Público para a criação da primeira unidade de conservação do Município de Gramado – no Parque dos Pinheiros.

PRESENÇAS

Participaram da atividade o prefeito Fedoca Bertolucci, o vice-prefeito Evandro Moschem, o promotor de Justiça, Max Roberto Guazzelli, o vereador Luia Barbacovi (Progressistas), que representou a Câmara Municipal, a secretária do Meio Ambiente, Cristiane Bandeira e representantes de entidades ligadas ao meio ambiente.

 

Fonte

  • Lucas Brito
  • Carlos Borges
  5 Acessos
Marcado em:
5 Acessos

Cavalgada da Serra reúne 500 participantes na passagem por Gramado

img-45

Com cerca de 500 participantes, a 26º Cavalgada da Serra chegou em Gramado por volta das 13h desta sexta-feira, 17.

A cavalgada saiu de São Francisco de Paula na quinta-feira, 16, às 8h, e deve chegar em Picada Café no domingo, 19, por volta das 8h.

GRAMADO

Em nome do “Tradicionalismo, Turismo e parceria em prol da Cultura Farroupilha”, o ponto alto do evento foi na Avenida Borges de Medeiros, em frente ao Palácio dos Festivais.

“Matei a saudade. Essa turma é maravilhosa. Esses gaúchos são muito queridos. É um dia especial para a cidade, pois nós recebemos hoje aqui em Gramado o que o Rio Grande tem de melhor”, disse o prefeito Fedoca Bertolucci (PDT).

O chefe de Gabinete do Prefeito, Renato Bertoja, o secretário da Cultura, Allan John Lino, o adjunto da Cultura, Milton Ramisch, e o deputado federal Pompeo de Mattos, acompanharam o movimento em Gramado a cavalo.

 

Fonte

  • Lucas Brito
  • Carlos Borges
  4 Acessos
Marcado em:
4 Acessos

Rótula das Bandeiras será revitalizada com apoio da iniciativa privada

Imagem-1

A Praça Leopoldo Rosenfeldt (Bairro Planalto), popularmente conhecida como Rótula das Bandeiras, deve receber um investimento de cerca de R$ 100 mil da Nazale Incorporadora para ser revitalizada. A previsão de entrega da obra é 60 dias.

Segundo o secretário de Esporte e Lazer, Jacó Schaumloeffel, além de revitalizar, o desejo é de também regatar a história, melhorar a acessibilidade e a segurança para os pedestres e para os motoristas.

Schaumloeffel agradeceu o gesto da Nazale, pela adoção da praça (amparado na Lei 3.735/2019), e pediu que mais empresas sigam essa iniciativa.

LEI MUNICIPAL

A Lei 3.735, de abril de 2019, revoga uma legislação anterior, e institui o “Programa Adote Uma Praça”.

Em seu artigo primeiro, a norma dispõe que: “Fica instituído o Programa Adote Uma Praça, com o objetivo de buscar apoio de pessoas físicas ou jurídicas, com fins lucrativos ou não, para revitalização, conservação, manutenção, zeladoria, melhoria e fiscalização de praças, logradouros e equipamentos públicos, bem como áreas públicas existentes no município de Gramado, assim como para participar, no todo ou em parte, da implantação de novos equipamentos comunitários.”

 

Texto: Roque Tomazeli

Perspectivas: arquiteta Larissa Lohmann

Fonte

  • Roque Tomazeli
  • Perspectivas: arquiteta Larissa Lohmann
  4 Acessos
Marcado em:
4 Acessos

Eleição para o Conselho Tutelar: Comdica divulga lista de inscritos

Secretaria-Cidadania-e-Assistncia-Social-RG-4_Roque-Tomazeli

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) de Gramado divulgou a lista de inscrições homologadas para o processo de escolha de conselheiro tutelar.

OS NOMES

Cléia Rosa Destefani;

Jones Zamberlan;

Mariângela Franzen Kaiser Cardoso;

Célio de Oliveira Drower;

Marilei Hahn;

Priscila do Nascimento Martins;

Wendel Cardoso de Azevedo;

Leonardo Lopes de Freitas;

Sílvio Luciano Gebert de Andrade;

Jucileia Canal;

Janaína Grade Ramisch.

A partir desta quinta-feira, 16 de maio, data da publicação do edital, fica aberto o prazo de três dias úteis para a apresentação de recursos por parte dos candidatos que não tiveram suas inscrições homologados – bem como para a tomada de conhecimento dos motivos apontados pela Comissão Eleitoral Especial para a não homologação.

Local da apresentação do recurso: recepção da Secretaria da Cidadania e Assistência Social (Rua Getúlio Vargas, 484, Bairro Piratini) ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Mais informações no edital e na resolução, nos links em anexo:

https://www.gramado.rs.gov.br/storage/attachments/ubg1L9hy2hJr2EVqzKaRDnBEnUnNcF89BuXzirqI.doc

https://www.gramado.rs.gov.br/storage/attachments/P3DNpShIzTKYQ12Vvae5N55sbh80uCpJ828XaA5w.doc

 

Fonte

  • Lucas Brito
  • Roque Tomazeli
  5 Acessos
Marcado em:
5 Acessos

Vereadores aprovam local para Centro de Saúde da Várzea Grande

Posto

A Câmara Municipal aprovou por unanimidade na segunda-feira, 13, o projeto de lei do Executivo que buscava autorização para alterar o uso de uma Área Livre de Uso Público e uma Área de Equipamentos Públicos. A decisão viabiliza a Construção do Centro de Saúde da Várzea Grande – uma obra de 2.429 metros quadrados.

A metade da área total de 2.429 metros quadrados a ser construída servirá para instalação de serviços de saúde. A outra parte, para estacionamento.

Atualmente, segundo dados oficiais, as duas unidades de saúde na Várzea Grande (unidade da 1º de Maio e unidade da Vila Olímpica), juntas, têm cerca de 600 metros quadrados de área construída.

O terreno destinado à obra está localizado em ponto central do bairro, devendo facilitar o deslocamento da população, tanto para quem chegar de automóvel como para quem utilizar o transporte coletivo e desembarcar na Avenida 1º de Maio – próximo ao Supermercado Brombatti.

Outra característica, apontada como favorável pela Secretaria de Governança e Desenvolvimento Integrado, órgão responsável pelo projeto executivo, é a condição plana do tereno, oferecendo acessibilidade para idosos, pessoas com eficiências e aproximação de ambulância.

DINHEIRO E PRAZO

Na sessão do dia 6, a Câmara Municipal já havia aprovado a doação de R$ 3,9 milhões da Gramado BV Resort e Incorporações, Gramado Parks Investimentos e Intermediações e da Gramado Hydros Incorporações, na forma de materiais e mão de obra, necessários para a edificação do prédio de 2.429 mil metros quadrados de área construída.

O prazo previsto para a entrega da obra é de aproximadamente dois anos. Na nova estrutura, ao redor de 14 mil pessoas da região poderão ser atendidas em melhores condições no Centro de Saúde da Várzea Grande.

Fonte

  • Roque Tomazeli
  • Renderização: Beto Scholz
  10 Acessos
Marcado em:
10 Acessos

Projeto de lei proíbe manuseio e utilização de fogos de artifício em Gramado

Prefeito-e-presidente-da-Cmara-assinaram-projeto-conjunto_Carlos-Borges_6777

Um projeto de lei de iniciativa do vereador Rafael Ronsoni (Progressistas) e do prefeito Fedoca Bertolucci (PDT) proíbe a soltura de fogos de estampido, de artifício e de artefatos pirotécnicos de efeitos sonoros em Gramado.

Segundo a justificativa, a queima de fogos de artifício causa traumas aos animais dotados de sensibilidade auditiva. Em alguns casos, diz o documento, cães se debatem presos às coleiras até a morte por asfixia, gatos sofrem alterações cardíacas e pássaros têm a saúde afetada.

No caso das pessoas, explica o texto legislativo, os fogos de artifício podem causar efeitos como estresse, ataque epilético, surdez e ataque cardíaco.

Conforme dados atribuídos ao Ministério da Saúde (ainda na justificativa do projeto), mais de sete mil pessoas sofreram lesões em razão do uso de fogos nos últimos anos – a exemplo queimaduras, amputações de membros, perda de visão e audição.

EXCEÇÃO

Os fogos de vista (produzem efeitos visuais sem estampido) e similares de baixa intensidade serão permitidos. Para a classificação de poluição sonora, de acordo com o projeto, será aplicado o previsto nos termos da Lei Complementar nº 1/2018 – o Código de Posturas.

SANÇÃO

O descumprimento ao disposto na legislação em análise na Câmara Municipal acarretará multa de R$ 1.945,61 e dobrará na hipótese de reincidência em período inferior a 30 dias.

O regramento previsto no projeto de lei se aplica a recintos fechados e abertos, áreas públicas e locais privados, eventos público ou privados.

 

Fonte

  • Roque Tomazeli
  • Carlos Borges
  7 Acessos
Marcado em:
7 Acessos

Semana Nacional de Museus inicia com vasta programação no Museu do Trem

DSC_3607

A cerimônia de abertura da 17° Semana Nacional de Museus foi realizada na tarde de segunda-feira, 13, no Espaço Cultural Estação Férrea Várzea Grande – Museu do Trem. O prefeito Fedoca Bertolucci (PDT), o vice-prefeito Evandro Moschem (MDB) e o secretário da Cultura, Allan John Lino, prestigiaram o evento que contou coma apresentação especial do tradicional Coral Circolo Trentino.

“Esse tipo de evento é muito importante para que nós possamos resistir, preservando a memória, o passado, os feitos, os fenômenos e a nossa história”, disse o prefeito.

A semana é uma temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), com objetivo de comemorar o Dia Internacional dos Museus, 18 de maio. A cada edição, o IBRAM lança um tema para fomentar discussões e inspirar os eventos propostos pelos museus. Este ano o tema é “Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições”.

Para o secretário da Cultura, o museu é um lugar de memória para o futuro. “Quando se fala em museu, muitas pessoas se remetem a um lugar de velharias, mas pelo contrário. Museu é um lugar de história, de memória para o futuro. Quem não preservar o passado, não vai conseguir fazer um bom futuro”, explicou Allan.

A supervisora do Centro Municipal de Cultura Várzea Grande, Maria Solange Muller, afirmou que a programação ofertada no Museu do Trem, valoriza a história do povo gramadense.

MUSEU DO TREM
O museu tem como objetivo promover através de exposições permanentes e itinerantes a reconstrução histórica do Bairro Várzea Grande, representada através de objetos, documentos primários e fotografias. Disponibilizar, para a comunidade e visitantes, um ambiente que reconstrói os primeiros passos do turismo em Gramado. O espaço está aberto de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h30, na Rua Oscar Wille, 165.

PROGRAMAÇÃO
6/5 a 28/6 – Exposição fotográfica - “Um olhar sobre Gramado”, do fotógrafo Leonid Streliaev;
14 de maio (9h) – Oficina: Brinquedos folclóricos com material reciclado;
15 de maio (9h) – Teatro: Peça teatro de bonecos “Sítio do Pica-pau amarelo”;
16 de maio (14h) – Oficina: O Mate Chimarrão – Um patrimônio cultural;
16 de maio (19h) – Oficina: Oficina gastronômica de prato típico “Grostoli”;
17 de maio (9h) – Contação de histórias: “Nos trilhos da história”;
17 de maio (14h) - Contação de histórias: “Nos trilhos da história”.

Fonte

  • Bruna Campos
  • Júlia Angeli
  8 Acessos
Marcado em:
8 Acessos