Rastreabilidade de produtos vegetais mobiliza agricultores em Gramado

Rastreabilidade_divulgao

A Emater de Gramado abordou, para cerca de 80 agricultores, dia 6, aspectos da Instrução Normativa Conjunta nº 2 MAPA/ANVISA (de 7 de fevereiro de 2018), que trata dos procedimentos para a aplicação da rastreabilidade ao longo da cadeia produtiva de vegetais frescos destinados à alimentação humana. O objetivo é monitorar e controlar resíduos de agrotóxico.

Para a adequação às exigências, os agricultores precisam manter registro da produção na propriedade, dos insumos agrotóxicos utilizados e a rotulagem dos produtos comercializados.

“A motivação para a rastreabilidade dos produtos vegetais advém da necessidade de garantir o fornecimento de produtos seguros à alimentação humana, podendo-se identificar a origem de cada produto e como foi produzido”, explicou a engenheira Agrônoma da Emater, Janete Basso da Costa.

Para o também engenheiro Agrônomo Ênio Todeschini, da Emater de Caxias do Sul, o processo de identificação de procedência dos alimentos consumidos in natura, a partir dos insumos usados na sua produção, é uma questão de segurança alimentar e beneficiará os agricultores que produzem dentro da legalidade e com uso correto de defensivos agrícolas.

O secretário da Agricultura, Alexandre Meneguzzo, igualmente destaca que a ação de rastreabilidade de produtos vegetais transmite segurança aos consumidores. “É um procedimento já adotado em muitos países e uma tendência dada à preocupação cada vez mais presente na alimentação humana”, disse.

APOIOS

A reunião contou com o apoio da Secretaria da Agricultura de Gramado, Cooperativa Planalto, Cooperativa Sicredi, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Polo Vera Grin da Universidade Aberta do Brasil – UAB.

 

Crédito: Divulgação 

  12 Acessos
Marcado em:
12 Acessos

Concurso Público de Gramado - Inscrições e editais disponíveis

homework-2521144_640

O Concurso Público de Gramado, que será executado pela FUNDATEC, em 2019, já está com as inscrições abertas.

Informamos aos interessados que dúvidas e esclarecimentos sobre o concurso, inscrições ou sobre os editais devem ser encaminhadas diretamente à Instituição para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Inscrições e editais disponíveis em  http://bit.ly/EditalConcursoGramado2018

Notícias

  • Comunicação
  78 Acessos
Marcado em:
78 Acessos

Projetos esportivos de Gramado em recesso

FUTSAL---CRDITOS-CARLOS-BORGES

Os projetos esportivos de futsal, ginástica artística, judô, câmbio e Gramado Melhor Idade, realizados pela Secretaria de Esporte e Lazer, entrarão em período de recesso a partir deste mês. Confira as datas de encerramento e retorno de cada projeto:

Futsal: recesso de 14 de dezembro de 2018 a de março de 2019;

Ginástica olímpica e judô: recesso de 21 de dezembro de 2018 a 4 de fevereiro de 2019;

Gramado Melhor Idade – Câmbio: recesso de 14 de dezembro de 2018 a 4 de fevereiro de 2019.

 

RECADASTRAMENTO

O recadastramento dos alunos estará aberto entre os dias 7 e 31 de janeiro de 2019, na Secretaria de Esporte e Lazer – Ginásio José Francisco Perini (Perinão).

A rematricula é imprescindível para garantir a vaga do aluno. Para efetuar a rematricula, é necessário documento de identidade e comprovante de residência.

Informações: telefone (54) 3286-6210.

 

Crédito: Renata Garcia

  24 Acessos
Marcado em:
24 Acessos

Gramado recebe prêmio de melhor destino de Inverno do Brasil

L3c0Pgramado_em_julho

Pela terceira vez Gramado recebe o Prêmio VT 2018/2019, na categoria Melhor Destino de Inverno do Brasil, uma promoção da Revista Viagens & Turismo, da Editora Abril. A novidade, nesta 17ª edição do prêmio da revista, é que a escolha foi feita pelo público.

O secretário de Turismo, José Carlos de Almeida, vê com satisfação o reconhecimento nacional e destaca os esforços feitos pelo governo municipal para recepcionar sempre bem os visitantes e turistas.

– Todo prêmio possui um significado, que é uma conquista. Para nós, da administração, é o resultado da dedicação e do amor que a comunidade gramadense tem por sua cidade – diz.

 

PRÊMIO VT

Há 17 anos é considerado um dos mais importantes prêmios do turismo do Brasil. Neste ano, pela primeira vez, o público foi quem elegeu os ganhadores das 23 categorias.

Segundo os organizadores da promoção, foram recebidos 4611 questionários entre os dias 18 de junho e 16 de setembro.

 

Foto: Divulgação

  20 Acessos
Marcado em:
20 Acessos

Trabalho em rede é discutido em evento da área social de Gramado

Sec.-da-Cidadania-e-Assistncia-Social

Ações conjuntas para integrar serviços e equipes no trabalho em rede são as novas metas do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS Piratini), Secretaria da Cidadania e Assistência Social e Secretaria da Saúde.

A estratégia para fortalecer o atendimento às famílias foi firmada em encontro realizado no dia 28, no Centro Municipal da Saúde.

Pontos como fluxos de atendimentos e encaminhamentos de demandas relacionadas ao CRAS e Unidades Básicas de Saúde (UBS), e a apresentação dos trabalhos realizados pelo CRAS Piratini, pautaram o evento.

– O encontro foi a materialização de algo muito importante para o Município – destacou a assistente Social e coordenadora do CRAS Piratini, Lisiane Besutti.

PRESENÇAS

A secretária da Cidadania e Assistência Social, Ana Lovatto, a coordenadora da Atenção Básica de Saúde, Fernanda Campos Meireles, enfermeiros e agentes de Saúde (e a precitada coordenadora do CRAS, Lisiane Besutti) representaram suas áreas de atuação no evento.

 

 

Foto: Divulgação

  23 Acessos
Marcado em:
23 Acessos

Aberto processo seletivo simplificado para Advogado I

Natal-Luz-2018-RG-7-1

A partir desta segunda-feira, 3, estão abertas as inscrições para o processo seletivo simplificado de contratação temporária para o cargo de Advogado I.

Os requisitos para a participar da seleção são possuir Ensino Superior completo em Direito ou Ciências Jurídicas e Sociais, e registro no Conselho da Classe (OAB).

As inscrições para o cargo, que terá como carga horária 40h semanais e o vencimento de R$ 6.890,62, acontecem até sexta-feira, 7, e serão recebidas exclusivamente no Protocolo Geral da Prefeitura de Gramado, junto à sede do Município, (Av. das Hortênsias, nº 2029, bairro Centro) durante o horário de expediente, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

O critério de classificação para este processo será a realização de análise curricular.

O edital completo pode ser conferido no site: http://bit.ly/EditalAdvogadoI

 

Foto: Roque Tomazelli/Prefeitura de Gramado 

  24 Acessos
Marcado em:
24 Acessos

Prevenção contra o HIV marca o dezembro vermelho

Dezembro-Vermelhor_Crdito-Carlos-Borges-2

Em sua segunda edição em Gramado, o “Dezembro Vermelho” é um evento coordenado pela Vigilância Sanitária da Secretária da Saúde e trabalha a prevenção à infecção por HIV e o combate à discriminação.

A novidade, neste ano, é a abertura do Ambulatório de Saúde Sexual (ASS), espaço que funcionará, a partir do dia 10 de dezembro, das 17h às 19h30, no Centro Municipal de Saúde (Rua Ernesto Volk, 300), sem agendamento prévio.

Com isso, toda pessoa que tiver alguma dúvida sobre sua saúde sexual, poderá buscar informações no local.

A primeira ação foi sábado, 1°, na UBS Jardim. Nesta segunda-feira, 3, na parte da manhã, equipe da Vigilância Sanitária atuou na Rua Coberta.

 

HISTÓRICO

Instituída pela Lei Federal 13.504, a Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis tem como meta a prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/Aids.

As principais atividades, realizadas no mês de dezembro, geralmente mostram iluminação de prédios públicos com luzes na cor vermelha, veiculação de campanhas de mídia, palestras, atividades educativas e promoção de eventos.

 

DEZEMBRO VERMELHO

Dia 1º, na UBS Jardim, realização de testes rápidos e outros exames, das 8h às 17h;

Dia 3, stand na Rua Coberta, em parceria com a Prime Vocacion;

Dia 10, abertura do ASS;

Entre os dias 10 e 14, ação em uma empresa de Gramado, ofertando o teste para cerca de 180 funcionários;

Durante todo mês de dezembro ainda serão feitas salas de espera (informação para as pessoas que aguardam atendimento) e ações educativas nas UBS e ESF do Município;

Público-alvo: acima de 12 anos de idade.

 

Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

ou pelo telefone 3295 7100.

 

Crédito: Carlos Borges/Prefeitura de Gramado

  18 Acessos
Marcado em:
18 Acessos

Edital do concurso da Prefeitura de Gramado em fase final de revisão

Sec.-Julio-Dorneles-_Crdito-Carlos-Borges

O edital do concurso público da Prefeitura de Gramado deve ser publicado nesta semana, depois da revisão da Fundatec (banca organizadora) e da Secretaria da Administração.

Dependendo da aprovação final do edital, as provas devem acontecer entre os dias 26 e 27 de janeiro, em turnos alternados, para viabilizar que um mesmo candidato, tendo habilitação, possa concorrer em mais de um cargo.

A previsão é de cerca de 10 mil inscritos para cerca de 100 vagas, de todos os níveis de escolaridade. “Estamos trabalhando. O edital vai definir tudo”, disse o secretário da Administração, Julio Dorneles.

 

Foto: Carlos Borges

  24 Acessos
Marcado em:
24 Acessos

Festival de Cinema de Gramado é finalista do Prêmio Nacional de Turismo

Foto-2

O Festival de Cinema de Gramado está entre os três finalistas do Prêmio Nacional de Turismo, na área de Turismo Social, com o projeto de inclusão e acessibilidade da sua 46ª edição, que levou recursos de acessibilidade para a programação como tradução em LIBRAS, legenda descritiva e audiodescrição.

O case foi escolhido e inscrito na seleção pela Gramadotur, autarquia municipal responsável pela realização do evento.

O prefeito Fedoca Bertolucci (PDT) e o presidente da Gramadotur, Edson Néspolo, foram convidados pelo ministro do Turismo, Vinícius Lummertz, para o evento da premiação, que ocorre nesta quarta-feira, 5, no Rio de Janeiro.

Gramado concorrerá com os projetos “Acessibilidade como fator de inclusão social do Turismo”, da Terra dos Sonhos Empreendimentos Turísticos, e “Capacitação em Roteiros Inovadores para Turismo Social”, do SESC Rio de Janeiro.

O prêmio tem como objetivo identificar, reconhecer e premiar iniciativas e casos de sucesso do turismo e profissionais que tenham inovado ou trabalhado de forma proativa para o desenvolvimento do turismo no País.

Entre as 208 propostas inscritas, 21 se classificaram em sete categorias diferentes: monitoramento e avaliação do turismo; qualificação e formalização no turismo; valorização do patrimônio pelo turismo; turismo de base local e produção associada ao turismo; turismo social; inovação tecnológica no turismo; e marketing e apoio à comercialização do turismo.

 

REDE VIDA

Na quinta-feira, 6, o prefeito será recebido em São Paulo pelo presidente da Rede Vida, Monteiro Neto, e participa ao vivo, às 12h30, do programa Vida Melhor. Após, no período da tarde, Fedoca e Néspolo farão visitas em busca de parcerias e apoiadores para Gramado.

 

Créditos: Cleiton Thiele

  23 Acessos
Marcado em:
23 Acessos

Prefeitura retoma obra de creche no Bairro Piratini

IMG_3795

Depois de quatro anos abandonada, em razão de ações judiciais, a obra de construção de uma escola de educação infantil, no Bairro Piratini, foi reiniciada nesta segunda-feira, 3.

A nova escola deve abrigar 80 crianças e vai diminuir a carência de vagas em estabelecimentos de ensino do Município.

Segundo a secretária de Governança e Desenvolvimento Integrado, Simone Bender, a previsão de entrega da obra é de 180 dias.

 

HISTÓRICO

Licitada pelo governo federal em 2014, a obra, localizada na Rua Corte Real, esquina com a Rua Farrapos, no Bairro Piratini, deveria ser executada pela empresa MVC Componentes Plásticos.

De acordo com a MVC, teria ocorrido a suspensão do repasse de verbas do governo federal para a finalização da obra. Outra empresa foi contratada para concluir o serviço.

Além de Gramado, mais de 45 cidades do Estado tiveram a paralisação de obras para escolas de educação infantil.

 

Fotos: Carlos Borges/Prefeitura de Gramado

  17 Acessos
Marcado em:
17 Acessos

Corsan adia entrega da obra da nova adutora para dezembro

Obra-Corsan_Carlos-Borges

Em razão do mau tempo verificado ontem à noite, 28, e por questões de segurança, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) transferiu o prazo de entrega da obra de abastecimento de água em Gramado para terça-feira, 4 de dezembro.

Segundo o gerente do escritório da Corsan em Gramado, Acir Silva da Costa, o fornecimento de água, na manhã desta quinta-feira, 29, pode sofrer oscilações em algumas áreas.

“O nível está baixo, em função de manobras na rede. Acredito que tudo estará normalizado até o meio-dia”, disse.

A nova obra na rede que vem de São Francisco de Paula, deve aumentar o abastecimento de água em 30%.

 

Foto: Carlos Borges/Prefeitura de Gramado

  30 Acessos
Marcado em:
30 Acessos

1ª Festa das Hortênsias completa 60 anos com homenagens

livro_iraci-2

A Festa das Hortênsias, evento que projetou Gramado para o turismo há 60 anos, recebe homenagens nos dias 7 e 8 de dezembro de 2018, em alusão à sua primeira edição, em 7 e 8 de dezembro de 1958. As iniciativas de reverenciar a data são públicas e privadas.

ENCONTRO COM A HISTÓRIA

O marco inicial das comemorações ocorre na sexta-feira, 7, a partir das 16h30, com o lançamento do livro “O Lago, as Hortênsias e o Turismo”, da pesquisadora Iraci Casagrande Koppe, primeira rainha da Festa das Hortênsias de Gramado.

Com o patrocínio do Golden Propriedades de Lazer, o livro será apresentado em coletiva de Imprensa no Hotel Laghetto Stilo Borges, no Centro.

Segundo o diretor do empreendimento, Giovani Ghisleni, o envolvimento em projetos de resgate como o do livro de Iraci Casagrande, que compartilha o melhor da cultura local, história e hospitalidade, é para multiplicar nas pessoas, cidadãos e turistas o sentimento de colaboração e valorização para o cuidado de tudo que fez de Gramado uma cidade dos sonhos.

Depois do lançamento do livro, a partir das 19h30, a Câmara Municipal e a Prefeitura promovem sessão solene conjunta na Sociedade Recreio Gramadense, em homenagem à data que marca os 60 anos da Festa das Hortênsias.

LARGO WALTER BERTOLUCCI

O resgate histórico continua no sábado, 8, às 10h, com a inauguração do Largo Prefeito Walter Bertolucci (proposição do vereador Professor Daniel), em frente à Prefeitura – uma realização do projeto Memorial Walter Bertolucci.

Mais do que homenagear o legado de Walter Bertolucci – primeiro prefeito e criador da Festa das Hortênsias – a iniciativa busca, conforme os organizadores, valorizar os 60 anos do evento que fomentou o desenvolvimento turístico da cidade.

 

 

Foto: Divulgação

  28 Acessos
Marcado em:
28 Acessos

Escola Nossa Senhora de Fátima é destaque em Olimpíada de Matemática

1_Lucas-Brito

A Escola de Ensino Fundamental de Gramado, Nossa Senhora de Fátima, foi destaque da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

O OBMEP realizou o encontro nos dias 10 e 11 de novembro, em Porto Alegre. Na ocasião, um grupo de alunos e a professora de Matemática, Luana Xavier, participaram da atividade envolvendo integrantes das outras escolas do Estado que fazem parte doprojeto OBMEP na Escola.

“Iniciamos a olimpíada com 155 alunos da escola. Os sete alunos que tiveram melhor resultado foram para a segunda fase. Este ano, Vitor Matheus Bringmann dos Santos, 13 anos, do 7º ano, da EMEF Nossa Senhor de Fátima, recebeu menção honrosa pela sua participação”, explicou a professora.

A premiação (certificado) é enviada no ano seguinte, junto com o material de divulgação.

Em 2016, a Escola Nossa Senhora de Fátima já teve menção honrosa, através da participação de Deivid Moura da Rosa, que estava no 6º ano.

GRAMADO

Para 2019, um projeto já está sendo pensado pela secretária da Educação, Gilça Silva. “Graças ao empenho dos alunos e da professora, poderemos contemplar outros alunos. Será um laboratório de Matemática no turno inverso ao da aula, já para o próximo ano”, disse.

OLIMPÍADA

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto nacional dirigido às escolas, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio. Em 2017, mais de 18 milhões de alunos participaram da olimpíada.

Segundo a professora Luana Xavier, os alunos não recebem uma aula de reforço, mas uma outra metodologia, que é voltada para Matemática Avançada, desenvolvendo exercícios em duplas ou grupos e traçando estratégias para alcançarem resultados.

A oficina é realizada uma vez por semana, no turno inverso ao das aulas.

 

PROGRAMA OBMEP NA ESCOLA

Voltado para os professores de Matemática das escolas públicas, o programa quer estimular atividades extraclasse com o uso dos materiais da OBMEP, tais como provas e bancos de questões.

Professores e de todo o País são habilitados e preparados para desenvolver essa atividade em sua escola ou em escolas vizinhas.

Mais informações sobre o programa: www.obmep.org.br/na-escola.

 

Foto: Lucas Brito/Prefeitura de Gramado

  31 Acessos
Marcado em:
31 Acessos

Centro de Cultura Arno Michaelsen comemora 30 anos

Sec-e-Centro-de-Cultura

Nesta terça-feira, 27, a partir das 19h30, a Secretaria de Cultura promove evento em comemoração aos 30 anos do Centro de Cultura Prefeito Arno Michaelsen (CMC).

A atividade será realizada no Espaço Multicultural do CMC, na Rua Leopoldo Rosenfeld, 818 (Lago Joaquina Rita Bier), Bairro Planalto, e contará com a apresentação de um recital de piano e violão. Na ocasião, será descerrada a placa com o nome do patrono Prefeito Arno Michaelsen.

Para a supervisora do CMC, Maria Helena Drechsler de Oliveira, o objetivo desse evento é agradecer à classe cultural que sempre foi parceira das atividades em Gramado.

“Para representar os músicos e professores de todos os 30 anos do Centro de Cultura, teremos um recital representativo com o artista mais antigo, Laerte Hugentobler (violonista), e com o mais novo, Jonatas Asafe (pianista)”, destaca.

HISTÓRIA

O CMC foi inaugurado no dia 5 de novembro de 1988, inicialmente instalado na Rua São Pedro.

Em 2010, as instalações foram transferidas para o antigo Parque Hotel, adquirido pela Prefeitura, onde funciona atualmente.

Com a Lei 2864/2010, passou a denominar-se de Centro de Cultura Prefeito Arno Michaelsen.

PATRONO

Arno Michaelsen faz parte da história de Gramado. Foi vereador de 1955 a 1959 e prefeito de Gramado entre 1960 e 1963.

 

Foto: Divulgação 

  36 Acessos
Marcado em:
36 Acessos

Vagas de emprego na agência FGTAS/SINE Gramado

photo-1432888498266-38ffec3eaf0a

A Secretaria de Indústria, Comércio, Trabalho e Serviços, através da agência Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) e do Sistema Nacional de Emprego (SINE), anunciam a disponibilidade das seguintes vagas de emprego no mercado gramadense:

Açougueiro;

Atendente de balcão;

Auxiliar de confeitaria;

Auxiliar de cozinha;

Auxiliar de estoque;

Auxiliar de manutenção predial;

Copeiro;

Encanador;

Frentista - exclusivo para pessoas com deficiência;

Garçom;

Monitor de recreação;

Operador de caixa - exclusivo para pessoas com deficiência;

Técnico em saúde bucal;

Vendedor.

Os interessados devem comparecer de segunda-feira a sexta-feira na agência FGTAS/SINE, na Avenida das Hortênsias, 2040, sala 16, das 8h às 12h e das 13h às 17h, portando a Carteira Profissional de Trabalho, RG e CPF.

 

Foto: Unsplash

  33 Acessos
Marcado em:
33 Acessos

Entidade organiza evento de capacitação jurídica e científica em bem-estar animal

foto-1---Avogada-1

A Humane Society International (HSI), entidade sem fins lucrativos que atua de forma global na preservação e proteção dos animais promoveu, na quinta-feira, 22, no Centro Municipal de Saúde, um encontro de capacitação jurídica e científica em bem-estar animal para entidades públicas.

O objetivo do evento foi de difundir conhecimentos jurídicos e científicos relevantes ao desenvolvimento e implementação de políticas públicas de proteção animal.

Temas como dever constitucional do Poder Público de proteger a fauna, inclusive por meio de lei que proteja os animais contra atos de crueldade; e a descrição da metodologia dos cinco domínios que contempla os indicadores para a avaliação das condições de bem-estar dos animais foram destaques no encontro.

MINISTRANTES

Carolina Maciel: advogada, doutora em Direito Internacional e mestre em Sociologia Política. Trabalha como pesquisadora e consultora em política de bem-estar animal há mais de dez anos, com foco no sistema normativo para animais de produção do Brasil, da União Europeia e das recomendações e decisões de organismos internacionais como a Organização Mundial de Comércio (OMC) e a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Hoje presta consultoria para a Humane Society International (HSI) na qualidade de diretora Nacional no Brasil.

Ceres Faraco: médica Veterinária, clínica de problemas de comportamento dos cães e gatos. Especialista em Farmacologia e Toxicologia, mestre em Psicologia Social e doutora em Psicologia. Diplomada pelo Colégio Latinoamericano de Etología Clínica, vice-presidente da Associação Médico Veterinária de Bem-Estar Animal e presidente da Asociación Latinoamericana de Zoopsiquiatria. Professora universitária (UniRitter e Universidad de Valencia-Espanha), coordenadora da Pós-Graduação em Comportamento Animal (Unifeob). Consultora e orientadora de pesquisas. Autora de livros, capítulos e artigos de pesquisa nacionais e internacionais. Hoje é consultora para a Human Society International (HSI)

O evento de capacitação teve o apoio da Secretaria da Saúde de Gramado.

 

Foto: Lucas Brito.

  36 Acessos
Marcado em:
36 Acessos

Gabinete da Primeira-Dama realiza ato em defesa da mulher

Foto-1

O Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), do Gabinete da Primeira-Dama, promoveu, dia 23, o “Café com roda de conversa”, alusivo ao Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher.

O encontro foi no Janz Team, com representantes de instituições da Rede de Proteção à Mulher.

De acordo com a coordenadora do CRAM, Elisandra de Paula, os encontros da rede são mensais e este foi o último de 2018. O próximo está previsto para janeiro de 2019.

“O combate à violência contra a mulher exige ações integradas em diversos níveis, áreas e instâncias. Como problema público, exige políticas públicas. A violência contra a mulher é um problema complexo. Encontrar soluções é o desafio para todos os segmentos da sociedade”, disse.

 

SIGNIFICADO DA DATA

O dia 25 de novembro é um marco para as ações em defesa das mulheres, quando é comemorado o Dia Internacional de Luta contra a Violência à Mulher, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1999.

A data homenageia as irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), assassinadas pela ditadura de Leônidas Trujillo, da República Dominicana.

Outro fato relacionado ao dia 25 de novembro é o início da Campanha Mundial pelos Direitos Humanos das Mulheres (em 1991), sob a coordenação do Centro de Liderança Global da Mulher, que propôs 16 dias de ativismo contra a Violência sobre as Mulheres.

A ação começa no dia 25 de novembro e termina no dia 10 de dezembro, aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamado em 1948.

 

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ATENDIMENTO À MULHER

Em Gramado, o CRAM funciona no mesmo endereço do Gabinete da Primeira-

Dama, na Rua das Fontes, 174, Bairro Floresta.

O serviço disponibiliza atendimento individual ou em grupo, trabalha com o fortalecimento da mulher, com o empoderamento e o resgate da cidadania.

 

REDE DE PROTEÇÃO À MULHER

A Rede de Proteção à Mulher foi criada pelo CRAM e Gabinete da Primeira-Dama de Gramado, em maio de 2018, e atua com instituições e serviços governamentais e não governamentais, promovendo o desenvolvimento de estratégias efetivas de prevenção, assistência, combate e garantia dos direitos das mulheres.

Esse conjunto de ações reúne serviços de diferentes setores, para a ampliação e a melhoria da qualidade do atendimento, identificação e encaminhamento adequado das mulheres, a integralidade e a humanização nas relações.

 

COMPOSIÇÃO DA REDE

Gabinete da Primeira-Dama;

CRAM (órgão articulador da Rede) e Coordenadoria da Mulher;

Secretaria da Saúde;

Secretaria da Educação;

Secretaria da Cidadania e Assistência Social;

Conselho Tutelar;

Centro de Atenção Psicossocial (CAPS);

Biblioteca Pública Cyro Martins;

Judiciário;

Ministério Público;

Defensoria Pública;

Delegacia de Polícia Civil;

Brigada Militar;

Universidade de Caxias do Sul - Polo da Região das Hortênsias;

Associação Materna de Apoio e Empreendedorismo (AMAE);

Hospital Arcanjo São Miguel.

 

NÚMEROS DO CRAM 2018

Atendimentos de janeiro a outubro de 2018: 157;

Palestras e abordagens: 432 pessoas atingidas;

Atendimentos da equipe: 644;

Grupos de valorização da mulher: 2;

Grupos de pré-audiência: 8.

 

  48 Acessos
Marcado em:
48 Acessos

Força-tarefa é designada para acompanhar distribuição de água em Gramado

faucet-1684902_640

O governo do Estado, a Corsan e a Prefeitura de Gramado formaram, nesta sexta-feira (23), uma força-tarefa para solucionar as questões de abastecimento de água. A equipe foi designada para acompanhar de forma ininterrupta a situação depois que ocorreu o rompimento de uma adutora durante uma obra para qualificar o fornecimento de água na cidade.

A equipe é composta pelo secretário de Obras, Saneamento e Habitação, Rogério Araujo de Salazar; a secretária municipal de Meio Ambiente, Cristiane Bandeira da Silva; o presidente do Condema (Conselho Municipal do Meio Ambiente), Vitor Ferrari; o diretor de Inovação, Relacionamento e Sustentabilidade da Corsan, Jean Bordin; o gestor da Unidade de Gramado, Acir Silva da Costa.

A Corsan está investindo em uma série de ações para ampliar o abastecimento em mais de 30%, porém, em uma das etapas mais importantes da obra ocorreu o rompimento de um dos equipamentos, provocando prolongamento no tempo de interrupção do fornecimento. Para minimizar a situação, 15 caminhões pipa complementam a distribuição nas regiões mais distantes e locais mais críticos.

"Nossa equipe técnica está toda empenhada em agilizar ao máximo o atendimento. Abastecer Gramado tem sido nossa prioridade e não vamos poupar esforços para atendê-la", garantiu o presidente da Corsan, Jorge Melo.

Texto: Ascom Corsan
Edição: Gonçalo Valduga/Secom

  67 Acessos
Marcado em:

Copyright

© GovernodoRioGrandedoSul-NotciasdoPiratini

67 Acessos

Gramado livre do mosquito da dengue

5

O quarto e último ciclo do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), realizado pelos agentes de Combate a Endemias (ACE) e agentes Comunitários de Saúde (ACS), provou que Gramado continua livre do mosquito transmissor de doenças como a dengue, chikungunya e zika vírus.

Segundo dados do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), em uma série histórica dos anos 2000 a 2018, observou-se um aumento significativo no número de municípios infestados pelo mosquito no estado, totalizando 313.

Gramado está entre os 37% das cidades gaúchas com índice de infestação zero, uma vez que em nenhum dos mais de 1,9 mil imóveis foram encontradas larvas do mosquito. O trabalho das equipes dos departamentos de Vigilância em Saúde e Atenção Básica do município foi realizado durante 10 meses.

Além da análise, os agentes orientaram a população para não deixar depósitos com água acumulada e a revisar o pátio e residência semanalmente, buscando a prevenção das doenças.

Projeto pioneiro - Para garantir melhor monitoramento do Aedes aegypti, a Vigilância em Saúde ainda implantou um projeto-piloto e pioneiro na cidade, que através de um ponto eletrônico coleta dados exatos e precisos das armadilhas, tendo assim a garantia de que o monitoramento foi feito e que nenhum ponto do município ficou desguarnecido de fiscalização. Foram instalados 50 pontos.

 

Comunidade fazendo a sua parte

A proximidade do verão, com o consequente aumento das temperaturas e chuvas, é o alerta para que haja um reforço das atividades de eliminação dos focos do inseto, que deposita suas larvas em locais com água parada.

“O trabalho dos agentes com as visitas às residências é fundamental para mantermos nosso município livre da presença do mosquito e também de doenças tão graves à saúde pública. Porém, o papel de cada morador na prevenção é de extrema importância, pois cada um fazendo sua parte e mantendo sua residência limpa e sem locais com água parada, garante com segurança a saúde da nossa população”, ressalta o Secretário da Saúde, João Teixeira.

 

LIRAa foi uma das estratégias adotadas pelo Ministério da Saúde

Por determinação do Ministério da Saúde (MS) em virtude do estado de emergência emitido desde 2016 por microcefalia no país, foram definidas novas ações estratégicas de vigilância, controle e prevenção do mosquito Aedes aegyptiem todo o Brasil, assim o levantamento em ciclos programados passou a ser realizado neste ano.

Em municípios não infestados pelo mosquito, como é o caso de Gramado, o Ministério determinou que seriam realizados quatro ciclos de visitas, que consiste na inspeção de 20% dos imóveis selecionados no plano amostral. Já em municípios infestados, além do LIRAa, ocorre a visita em 100% dos imóveis.

Os imóveis são definidos via sistema de informação do MS, que aleatoriamente seleciona os quarteirões dentro dos estratos. Isso significa que um em cada cinco imóveis são visitados dentro da amostra, buscando depósitos que contenham água parada nos domicílios como garrafas, potes, lixo, entulhos, calhas e caixas que possam levar à proliferação de algumas espécies de mosquitos.

 

Foto: Divulgação/Secretaria da Saúde de Gramado

  66 Acessos
Marcado em:
66 Acessos

Abastecimento de água de Gramado está em plena normalização, informa Corsan

23134111_1570374_GD

O abastecimento de água de Gramado está em plena normalização. A tendência é que ao longo do dia a maior parte da cidade já esteja com o serviço. Desde quinta-feira (22) à noite, as duas estações de tratamento de água, localizadas em Canela, estão produzindo 110 litros por segundo (ETA I) e 230 litros por segundo (ETA II).

Entretanto, os reservatórios da Corsan ainda estão com suas capacidades baixas. Desde então as redes de distribuição estão sendo pressurizadas e os reservatórios domiciliares e de hotéis ainda consomem em quantidade até atingirem seus níveis normais.

Conforme o diretor de Operações da Corsan, Eduardo Carvalho, será dada atenção especial aos reservatórios de bairros mais distantes, com reforço do abastecimento por meio de caminhões-pipa. Mesmo com aumento da demanda, devido ao final de semana, a tendência é o sistema normalizar durante o dia na maior parte da área urbana de Gramado.

Informações podem ser obtidas no site da Corsan, na seção “Situação do Abastecimento de Água”, ou pelo Corsan 24 Horas (0800-646-6444).

Leia mais aqui.

Texto: João Paulo Flores/Corsan
Edição: André Malinoski/Secom

  69 Acessos
Marcado em:

Copyright

© GovernodoRioGrandedoSul-NotciasdoPiratini

69 Acessos