Bate-papo literário desperta interesse pela literatura em jovens

IMG_1496 Alunos da escola Maximiliano Han com Marô Barbieri

Como parte da programação da 23° edição da Feira do Livro, a patrona da feira, Marô Barbieri, participou de um bate-papo literário com estudantes do 9° ano da Escola Municipal Maximiliano Han. Durante o encontro, que aconteceu nas dependências do Museu do Festival de Cinema, os jovens puderam conhecer mais sobre o universo da literatura.

“Esse contato com os jovens têm sido muito proveitoso porque esclarece muitas coisas, entre elas que um escritor é um trabalhador da palavra e que é preciso uma relação muito afetuosa, para que se consiga tratá-la poeticamente”, disse a escritora.

Ela também enfatizou que “o compromisso dos escritores que lidam com a arte da palavra é fazer um texto poético. Um texto que tenha cadência, significado, ritmo e sonoridade. Um texto deve ser construído com o cuidado que qualquer artista ou qualquer trabalhador deve ter com seu material de trabalho”, sintetizou.

A escritora aproveitou a conversa com os jovens para relembrar os primeiros livros que escreveu e as dificuldades enfrentadas na época, principalmente por conta do período da ditadura. “Naquela época poucos assuntos podiam ser abordados por causa da censura. Hoje em dia você pode abordar qualquer tipo de assunto. A questão não é o que tu vais dizer, mas sim como tu vais dizer”, explicou.

Ao finalizar o encontro, Marô respondeu as dúvidas dos estudantes e autografou alguns de seus livros. “Esse contato direto com os leitores é uma das coisas que mais me encanta porque quando a gente produz um livro, a gente de certa forma está pensando no leitor, mas o que a gente quer é produzir uma história que faça diferença na vida das pessoas, através da qual, as pessoas possam se identificar, ou identificar determinados assuntos, repensar sua própria vida. Mesmo na literatura feita para crianças isso é importante e isso acontece”, finalizou.

A Feira do Livro continua até o dia 25 de junho com diversas atrações. A programação completa está disponível no link: https://www.gramado.rs.gov.br/storage/attachments/S9QT9xYYku7xmsIKnK0ogiMM3es6GthWZhESRmWM.pdf

Legenda: Alunos da escola Maximiliano Han com Marô Barbieri

Fonte

  • Bruna Campos
  • Bruna Campos
Governador visita no hospital policial ferido dura...
Colheita do pinhão sustenta famílias e tradição ex...

Posts Relacionados