Biblioteca Cyro Martins realiza Exposição Bordados com Literatura no dia 11

Bordado

Com o apoio da Secretaria da Cultura de Gramado, a Biblioteca Cyro Martins promoverá a Exposição Bordados com Literatura, que ocorrerá no dia 11 de março, a partir das 17h, com entrada franca (Rua São Pedro, 369 – Centro).

Segundo o coordenador da Biblioteca Cyro Martins, Cléomenes Nogueira, a artista Bel Porazza fez uma releitura da obra de Ítalo Calvino, intitulada “Cidades Invisíveis”, a partir de telas bordadas, que ficarão exposta até o dia 31 de março. A exposição é composta por 19 painéis bordados a mão.

Professora do curso Bordado com Literatura no Programa UCS sênior, a artista Bel Porazza desenvolve trabalhos integrando as duas artes e na abertura da exposição mediará uma roda de conversa sobre o trabalho.

– Fiz painéis bordados inspirados no livro Cidades Invisíveis, do Ítalo Calvino. Teremos a oportunidade de construir, de forma interativa, a estrutura utilizada por Calvino na elaboração de sua obra literária, bem como passearemos pelos painéis que fornecerão informações pelas “cidades”, por meio de um código digital. Para isso, os participantes poderão utilizar o celular com APP leitor de QRCode – disse.

OBRA

O livro Cidades Invisíveis de Italo Calvino é composto por conversas entre o viajante veneziano Marco Polo e o imperador tártaro Kublai Khan, de forma a compor as histórias em formato de um jogo. Assim como uma cidade abarca movimentos contraditórios de construções e demolições, erguimentos e destruições, Calvino representa essa dinâmica das cidades também na distribuição dos textos do livro.

BEL PORAZZA

Natural de São Paulo, Bel Porazza reside em Canela e seus trabalhos estão inseridos numa perspectiva internacional que visa trazer à arte têxtil a imagem das mãos criativas (creative hand), incentivadas pela criatividade, inovação e mescla de materiais.

Sua formação artística em bordado iniciou-se quando criança e em 2010, o curso de bordado criativo com Deborah Brown, na Morley College, Londres, Inglaterra, agregou à sua produção muitas técnicas e visões diferentes dessa arte. As aulas com Sonia Bianco, em 2014 e 2015, foram preciosas e com a dupla Wagner e Benigna, profissionais de São Paulo, ampliou ainda mais seus conhecimentos têxteis. Professora do Programa UCS Senior – câmpus Hortênsias, no curso de própria autoria: Bordado com Literatura.

Mais informações pelo telefone (11) 99857-4842.

Fonte

  • Lucas Brito
Lei de incentivo ao cacau de qualidade é discutida...
Caminhos de Caravaggio é aprovado na Câmara Munici...

Posts Relacionados